O Programa de inseminação artificial desenvolvido pela Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais – Conafer

consiste em inseminar animais, vacas e novilhas em idade reprodutiva, com sêmen de touros adequados para cada rebanho.
É totalmente gratuito, contribui para uma mudança na vida socioeconômica de pequenos produtores do município, por meio do melhoramento genético, e gera um impacto altamente positivo na qualificação de seus rebanhos.
Os primeiros produtores beneficiados foram das comunidades de Pequi, com 13 animais inseminados, e no Mucungê, com 20 animais, sendo utilizado sêmen de touros das raças girolando, nelore e holandês.
O pequeno produtor rural que trabalha com leite, Théo Ramos, da comunidade de Mucungê, disse que a inseminação artificial custa muito caro e que o programa, que é gratuito, veio para dar oportunidade aos pequenos.
- Hoje minha produção é pequena e de animais mistos, mas com as novilhas inseminadas com embriões da raça girolando meu rebanho terá um melhoramento genético e minha produção irá aumentar, assim como minha renda e a qualidade de vida da minha família. Estou muito satisfeito em ter sido contemplado com esse projeto, afirmou Theo Ramos.
Para participar o pequeno produtor deve ir até a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Av. José de Alencar Nº 1980, centro, e procurar o veterinário Luciano Fernandes. Será preciso preencher um cadastro que será analisado para confirmação se o produtor se encaixa nas exigências.
O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por melhoria na produção agropecuária familiar, pois a tecnologia da inseminação artificial faz a diferença no aumento de produção, diminui o custo, aumenta a produção, além de muitas outras vantagens.
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.
.

Data de publicação: 03/11/2022