Unidade Federativa: Minas Gerais
Mesorregião: Norte de Minas
Microrregião: Januária
Municípios Limítrofes: Matias Cardoso, Montalvânia, Miravânia, São João das Missões, Juvenília e Malhada (BA)
Posição Geográfica: 14° 45’ 21” S e 43° 55’ 55” O
Distância até a capital: 711 km
Gentílico: Manguense.


• Infraestrutura
Manga/MG é sede da Comarca de Justiça (2 varas), que abrange cinco municípios. Possui agência do INSS, agências bancárias (Banco do Brasil e Bradesco), Casa Lotérica, SAMU, Delegacia de Polícia Civil, 245ª Companhia da Policia Militar, Estação de Tratamento de Água - ETA, Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, Rodoviária, Parque de Exposições, Estádio de Futebol, Ginásio Poliesportivo, Clube Social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), pista de pouso de aviões na Fazenda Agropasto. A cidade conta com Hospital Regional, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Manga e Clínicas Particulares de Saúde de diversas especialidades. Há em Manga diversas escolas estaduais e municipais, bem como 01 escolar particular (ensino fundamental) e um pólo de universidade particular. Está sendo construída uma Escola Federal de Ensino Técnico.


 • Características Geográficas
Área: 1.950,184 km²
População: 19.813 hab. (Censo IBGE 2010)
Densidade: 10,16 hab/km²
Altitude: 440m
Clima: Semiárido Bsh
Fuso Horário: UTC-3


• Indicadores
IDHM: 0,642 (médio) PNUD/2000
PIB: R$ 175.362,323 mil/ IBGE/2014
PIB per capita: R$ 8.875,94 IBGE/2014

A economia de Manga/MG possui como principais setores econômicos o Serviço e a Agropecuária.


• Clima
Manga tem o clima tropical com transição para semiárido. A temperatura máxima atinge 38°C, a mínima 12,6°C e a média anual é de 26, 30°C. As chuvas são escassas, irregulares e concentradas no verão. Elas acontecem de outubro a março e às vezes vão até abril.

 
• Vegetação
Graças à deficiência de água no solo e ao forte calor, a vegetação de Manga é xeromorfa, ou seja, tem formas adaptadas à seca, e é composta por cerrado, matas secas, caatinga e veredas. Espécies típicas da região estão aroeira, braúna, cedro, juazeiro, pequizeiros, jatobá e a mais imponente árvore da região é a embaré, também chamada de barriguda.


• Relevo
A cidade tem topografia plana com leves ondulações, uma característica típica do norte e nordeste de Minas Gerais. O subsolo da região é composto por rochas sedimentares do grupo bambuí, arcóseos, siltitos, calcáreos e dolomitos, em partes revestido por sedimentos mais recentes, arenitos, conglomerados, da formação urucuia e também por uma cobertura de detríticolaterífica. O ponto mais alto do município, a cabeceira do Rio Itacarambi, está a 828 metros de altitude.

 

Compartilhe!