RSS Manga - MG Notícias de Manga/MG Mon, 16 May 2022 02:09:44 -0300 Mon, 16 May 2022 02:09:44 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://manga.mg.gov.br/rss MERENDEIRAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PASSAM POR CAPACITAÇÃO PARA DESEMPENHAREM SEUS TRABALHOS COM Thu, 05 May 2022 16:21:13 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1333/?merendeiras-da-rede-municipal-de-ensino-passam-por-capacitacao-para-desempenharem-seus-trabalhos-com.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1333/?merendeiras-da-rede-municipal-de-ensino-passam-por-capacitacao-para-desempenharem-seus-trabalhos-com.html
Visando garantir uma merenda segura e de qualidade em todo o processo, redobrando os cuidados com a higiene pessoal, do local de trabalho e dos alimentos, a Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma capacitação para as merendeiras – profissionais responsáveis pela merenda nas escolas da Rede Municipal de Educação.
A capacitação foi realizada na manhã dessa terça-feira (3/5), no Salão de Eventos da Prefeitura e foi ministrada pela nutricionista Clarissa Alencar Sales.
Incentivar à educação alimentar, nutricional, ambientar e sanitária; orientar quanto ao risco de doenças ocasionadas pela má conservação e má manipulação dos alimentos; orientar as condições adequadas de higiene pessoal, ambiental, de alimentos e utensílios e orientar quanto às condições de armazenamento, manipulação e preparação dos alimentos foram alguns dos temas abordados.
Para a nutricionista Clarissa Sales, o saldo foi bastante positivo com excelente participação e aproveitamento das participantes.
- A capacitação foi muito boa. As pessoas participaram bastante e houve troca de conhecimentos e vivências na prática, declarou.
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.
Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!
.
.
.
]]>
PROVOCAR QUEIMADAS É CRIME E PODE GERAR PENA DE ATÉ QUATRO ANOS DE RECLUSÃO Thu, 05 May 2022 16:24:39 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1334/?provocar-queimadas-e-crime-e-pode-gerar-pena-de-ate-quatro-anos-de-reclusao.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1334/?provocar-queimadas-e-crime-e-pode-gerar-pena-de-ate-quatro-anos-de-reclusao.html
Com o início do período de estiagem, o nível de chuvas diminui, o mato e o solo ficam secos e aumenta a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, as queimadas são classificadas como crime ambiental passível de multa quando provocadas intencionalmente.
No meio ambiente, dentre os impactos, as queimadas causam degradação do solo e poluição do ar. Na saúde humana, provocam principalmente doenças respiratórias, o que promove o aumento do fluxo de atendimentos em unidades de saúde.
Para coibir ações de queimadas a Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, lança a Campanha “Queimada é Crime”, com a finalidade de conscientizar os proprietários de terrenos e residências a não recorrerem a essa prática.
De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, a prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal.
A lei protege não apenas a natureza, mas também assegura qualidade de vida para as pessoas e os animais.
É importante destacar que apesar de cultural, o fogo é danoso. Um pequeno foco de calor pode se tornar uma queimada maior neste período.
É necessário que toda a população se mobilize para reduzir a incidência das queimadas no município.
Denuncie. Sua identidade será preservada.
Procure a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Avenida José de Alencar, nº 1980, Centro.
Ou ligue (38)3615-2389
Denuncie também à Polícia Militar pelo número 190.
Seja um cidadão consciente, onde há fogo, não há vida.
.
.
.
]]>
ATENÇÃO: DIA 4 DE MAIO É O PRAZO FINAL PARA TIRAR, TRANSFERIR OU REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR Thu, 05 May 2022 16:28:16 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1336/?atencao-dia-4-de-maio-e-o-prazo-final-para-tirar-transferir-ou-regularizar-o-titulo-de-eleitor.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1336/?atencao-dia-4-de-maio-e-o-prazo-final-para-tirar-transferir-ou-regularizar-o-titulo-de-eleitor.html Nessa quarta-feira, dia 4 de maio, é o prazo final para tirar, regularizar ou regularizar o título de eleitor.

Faça valer seu direito de cidadão e garanta sua participação nas eleições!

É rápido, fácil e sem burocracia.

Jovens de 15 anos que irão completar 16 anos até dia 2 de outubro de 2022 também podem tirar o título.

Mesmo que não seja obrigatório pra você, não desperdice esse direito!

Procure o Cartório Eleitoral ou faça a solicitação no sistema Título Net, no site do TER.
Clique no link abaixo e faça o seu título sem sair de casa.

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor
.
.
.
#prefeiturademanga #mangamaisfeliz #ascom #títulodeeleitor #cidadania #eleições]]>
SELEÇÃO MANGUENSE DÁ SHOW EM JANUÁRIA E VENCE A SELEÇÃO DA CASA POR 2 X 0 Thu, 05 May 2022 16:25:59 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1335/?selecao-manguense-da-show-em-januaria-e-vence-a-selecao-da-casa-por-2-x-0.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1335/?selecao-manguense-da-show-em-januaria-e-vence-a-selecao-da-casa-por-2-x-0.html
Em mais uma roda da 5ª Copa Norte Mineira de Futebol Amador 2022, a Seleção Manguense fez um grande jogo contra a Seleção Januária nesse sábado (30/4), nessa cidade, no Estádio Municipal Albino Mandacaru.
Em uma partida bastante disputada a Seleção Manguense se reabilitou, após um empate com a Seleção de Montalvânia e uma derrota para São João das Missões, jogou bem e trouxe a vitória.
Nossa Seleção começou tomando conta das ações, mesmo jogando fora de casa, e fez um grande jogo. Aos 17 minutos do 1º tempo abriu o placar com um golaço de Léo Passarinho. Após o gol a Seleção ficou tranquila em campo. O time adversário colocou pressão, tentou o empate mas não conseguiu. O 1º tempo foi encerrado com o placar de 1 x 0 para a Seleção Manguense, num jogo muito tranquilo e seguro.
No 2º tempo aconteceram duas mudanças na Seleção de Januária, que partiu pra cima de nossa Seleção para tentar conseguir o empate. O time adversário colocou pressão e sufocou a Seleção Manguense, que se viu obrigada a recuar, mas logo foi pra cima e aproveitou para fazer um grande contra ataque. Aos 16 minutos do 2º tempo, numa jogada de falta, Léo Passarinho fez o segundo gol para a Seleção Manguense. A partir daí a Seleção controlou bem o jogo.
Aos 30 minutos do 2º tempo o jogador Ezequiel (Guiu), da Seleção Manguense, foi expulso, e com um jogador a menos a Seleção de Januária partiu pra cima, tentando diminuir o placar, mas nossa Seleção segurou o jogo e encerrou a partida vencendo por 2 a 0, conseguindo 3 pontos e somando agora 4 pontos na tabela do Grupo D, que tem São João das Missões em 1º com 4 pontos, Manga com 4, Januária com 3 e Montalvânia com 2 pontos.
Parabéns a todos os atletas e comissão técnica, que treinaram bastante, se preparam, se reabilitaram, fizeram um grande jogo e trouxeram a vitória.
A Seleção Manguense agora vai jogar em casa e, se vencer, vai ficar numa situação bastante confortável na tabela do Grupo D.
O jogo foi transmitido ao vivo e narrado pelo desportista Sebastião Dourado, o Cecé Dourado, que também colaborou com as informações dessa matéria.
Onde tem esporte tem alegria!
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.
Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!
.
.
.
]]>
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO É ENCERRADA NA COMUNIDADE DE CACHOEIRINHA Thu, 05 May 2022 16:30:44 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1337/?campanha-de-conscientizacao-sobre-o-autismo-e-encerrada-na-comunidade-de-cachoeirinha.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1337/?campanha-de-conscientizacao-sobre-o-autismo-e-encerrada-na-comunidade-de-cachoeirinha.html
Durante todo o mês de abril as Escolas da Rede Municipal trabalharam o tema com crianças da Educação Infantil e neste sábado (30/4) a campanha foi encerrada com atividades promovidas pela Escola Municipal Augusto Belém, na comunidade de Cachoeirinha.
Com o tema "Você abraça essa causa e o amor abraça você", a Prefeitura de Manga aderiu a campanha de consciência do autismo, com o objetivo de conscientizar e levar informações à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista - TEA.

Todas as escolas da Rede Municipal de Educação desenvolveram atividades com as crianças, fazendo com que os pequenos abraçassem a causa e nesse sábado (30/4) sábado a campanha foi encerrada na comunidade rural de Cachoeirinha, com atividades promovidas pela Escola Municipal Augusto Belém.

Estudantes, pais, professores e funcionários saíram pelas ruas da comunidade numa alegre e colorida caminhada, cantando músicas relacionadas ao tema para chamar atenção dos moradores sobre a importância da causa.

Após a caminhada todos se encontraram na quadra poliesportiva da escola onde houve palestra de conscientização, proferida pela fisioterapeuta Lorrayne Alkmim, dinâmicas e apresentações realizadas pelos alunos.
O prefeito Anastácio Guedes, a primeira-dama, Jirlene Vieira, a vice prefeita e secretária municipal de Saúde, Cassília Rodrigues e a secretária municipal de Educação, Jácia Lopes, estiveram presentes ao evento.

Parabéns a Professora Érica Patrícia Macedo e toda a equipe da escola por ter organizado um evento tão bonito e importante para conscientizar, além dos alunos, os moradores da comunidade sobre o autismo.

A Prefeitura de Manga abraça essa causa.

Abrace você também.

Você abraça essa causa e o amor abraça você.

]]>
PREFEITURA PROMOVE A FESTA DE SANTA CRUZ 2022, NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE BREJO SÃO CAETANO Thu, 28 Apr 2022 16:36:59 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1332/?prefeitura-promove-a-festa-de-santa-cruz--2022-na-comunidade-quilombola-de-brejo-sao-caetano.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1332/?prefeitura-promove-a-festa-de-santa-cruz--2022-na-comunidade-quilombola-de-brejo-sao-caetano.html
Após dois anos sem serem realizadas, por conta da pandemia da Covid-19, as festas tradicionais manguenses voltam a acontecer com força total.
Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo a Prefeitura de Manga irá investir nesses e outros eventos, valorizando e resgatando nossa cultura e nossas tradições, impulsionando o setor, tão abalado durante a pandemia, movimentando a economia local e levando diversão e alegria para a população.
Conheça e participe das festividades em homenagem a Santa Cruz, na comunidade quilombola o Brejo de São Caetano, a mais antiga do município.
A programação promete movimentar a comunidade e animar os moradores e visitantes durante toda a semana, e no encerramento, dia 7 de maio, sábado, a grande e conhecida banda de forró, Cacau com Rapadura, irá realizar o show que ficará marcado como a retomada dos eventos, das festas tradicionais e da alegria para o povo manguense.
Participe. Vá e leve sua família para prestigiar nossa religiosidade, nossas tradições culturais e nossas festas!
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.
]]>
USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS ABERTOS E FECHADOS DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO EM MANGA Thu, 14 Apr 2022 10:52:12 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1326/?uso-de-mascaras-em-locais-abertos-e-fechados-deixa-de-ser-obrigatorio-em-manga.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1326/?uso-de-mascaras-em-locais-abertos-e-fechados-deixa-de-ser-obrigatorio-em-manga.html De acordo com o Decreto Municipal de Nº 198, emitido hoje, 13 de abril de 2022, a Prefeitura de Manga estabelece que a partir desta data “fica dispensada a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, em ambientes abertos e fechados, em todo o município de Manga - MG, exceto em ambientes de prestação de serviços de saúde ou similares.”

Até a última atualização, que aconteceu dia 8 de abril, 35.233 doses da vacina já foram aplicadas no município.

Em crianças de 5 a 11 anos, 1.295 já tomaram a 1° dose e 207 tomaram a 2° dose.

A população maior de 12 anos já conta com 14.652 pessoas vacinadas com a 1° dose, 12.568 com a 2ª e 447 com a dose única.

Segundo o prefeito Anastácio Guedes, essa medida foi possível graças a diminuição dos casos da doença, com a redução significativa dos casos de internação e ao avanço da vacinação na cidade.

Aproveite com moderação. E não se esqueça de que a pandemia ainda não acabou.

Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.

Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!
.
.
.
#prefeiturademanga #mangamaisfeliz #decretomunicipal #desobrigatoriedadedousodemáscara #devoltaanormalidade]]>
INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO Thu, 14 Apr 2022 10:56:23 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1327/?incentivo-ao-desenvolvimento.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1327/?incentivo-ao-desenvolvimento.html
A falta de recursos é uma das principais dificuldades enfrentadas por um gestor público. Há anos os governos enfrentam a sua falta crônica para investimentos, o que impede a ampliação do orçamento como desejado.
Portanto, é necessário criar formas para captar recursos que atraiam investidores para que o município se desenvolva, sem provocar sobrecarga e aproveitando mais eficazmente o potencial do município, sem depender, necessariamente, de verbas estaduais ou federais.
Nos últimos anos, alguns municípios iniciaram a aplicação de leis de incentivo fiscal. O princípio adotado é da renúncia da Prefeitura arrecadar impostos em valores correspondentes ao total ou a parcelas dos valores de investimentos.
O Projeto de Lei apresenta uma proposta para viabilizar, incentivar e valorizar o crescimento da economia municipal e a geração de empregos e renda, cuja execução é de suma importância para o desenvolvimento social e econômico do município.
O Projeto de Lei prevê a concessão de incentivos fiscais para empresas que instalarem plantas industriais, comerciais ou de serviço no município a partir da Lei sancionada.
- Essa sempre foi uma demanda pleiteada pelos investidores e entendo ser uma pauta relevante para o crescimento do município. Essa lei tem um olhar social, a fim de desenvolver políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento do município, defende o prefeito Anastácio Guedes.
Com esta lei Manga objetiva atrair novos negócios, fomentar a economia local, aumentar o número de empregos e ser referência no desenvolvimento econômico da região.
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.
]]>
DIA 11 DE ABRIL É DIA DO PREFEITO Thu, 14 Apr 2022 11:02:16 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1331/?dia-11-de-abril-e-dia-do-prefeito.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1331/?dia-11-de-abril-e-dia-do-prefeito.html
Hoje (11/4) é dia de homenagear aquele que trabalha pelo desenvolvimento do município e para proporcionar uma vida melhor para a população, fazendo de nossa cidade uma Manga Mais Feliz!
Ser prefeito é mais que exercer a função de gestor. É transformar a vida das pessoas!
E que nosso prefeito continue transformando para melhor a vida do povo e a nossa cidade num lugar melhor de se viver.
Parabéns, Anastácio Guedes, um prefeito trabalhador, humilde, humano e amigo do povo!
.
.
.
]]>
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, EM PARCERIA COM A DEFESA CIVIL, PROMOVE AÇÃO SOCIAL E DE CIDADANIA Thu, 14 Apr 2022 11:00:45 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1330/?secretaria-de-assistencia-social-em-parceria-com-a-defesa-civil-promove-acao-social-e-de-cidadania.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1330/?secretaria-de-assistencia-social-em-parceria-com-a-defesa-civil-promove-acao-social-e-de-cidadania.html
Com o objetivo de oferecer cidadania aos moradores das mais distantes comunidades rurais do município, e ainda levar um pouco de alegria e descontração a essas pessoas, a Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Defesa Civil, promoveu nessa sexta-feira (8/4) uma Ação Social na comunidade rural de Funainha.
Foram oferecidos á população os serviços ofertados pelo CRAS, por meio dos funcionários do órgão e do CRAS Volante, como referenciar e atualizar o CAD Único das famílias, e ainda foram distribuídas cestas básicas, água mineral, roupas, calçados e guloseimas para as crianças.
Os técnicos de referência fizeram orientação social sobre os benefícios ofertados pela Secretaria de Assistência Social e os critérios para terem acesso, tiraram dúvidas e proporcionaram um momento de desconcentração, interação e conhecimento para os moradores dessa comunidade, tão distante do município.
A população também foi ouvida sobre suas necessidades e essas demandas serão apresentadas ao prefeito Anastácio Guedes.
Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Rodrigues, o projeto "Assistência Social em Ação nas Comunidades" tem o objetivo principal de aproximar e entender as principais demandas das comunidades rurais e fazer os atendimentos e encaminhamentos necessários.
- Esse ano iniciamos o projeto pela comunidade de Funainha, realizamos visitas domiciliares, entregas de cestas básicas, roupas, calçados, atualização do cadastro único e orientação sobre o auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada - BPC. E em parceria, com a Defesa Civil Municipal realizamos a entrega de água mineral e ainda, cloro para tratamento da água, levando cidadania e alegria para seus moradores, declara o secretário.
Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente!
]]>