RSS Manga - MG Notícias de Manga/MG Fri, 29 May 2020 10:12:57 -0300 Fri, 29 May 2020 10:12:57 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://manga.mg.gov.br/rss 2ª ENTREGA DOS KITS DE MERENDA ESCOLAR SERÁ NESTE SÁBADO EM TODAS AS ESCOLAS Thu, 28 May 2020 20:14:14 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1160/?2a-entrega-dos-kits-de-merenda-escolar-sera-neste-sabado-em-todas-as-escolas.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1160/?2a-entrega-dos-kits-de-merenda-escolar-sera-neste-sabado-em-todas-as-escolas.html A Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará neste sáb ado (30), a segunda entrega dos kits de merenda escolar para as famílias dos alunos matriculados e frequentes nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Será a mesma data para as escolas e creches da área rural e urbana.

A iniciativa visa reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus e contemplar mais de 2 mil alunos com uma alimentação saudável. A medida atende as orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Os kits foram montados com recursos do PNAE e contrapartida do município no valor de mais de R$ 60 mil.

O prefeito, Joaquim Oliveira, ressalta que a administração municipal não tem medidos esforços para suprir as necessidades da população durante a pandemia. “Sabemos que muitos alunos têm como a principal refeição do dia a merenda escolar, e esperamos através dessa ação, atender essas famílias carentes proporcionando acesso à alimentação saudável”, afirmou.
]]>
SMS ALERTA PARA BAIXA PROCURA DO PÚBLICO-ALVO DA 3ª FASE DA VACINA CONTRA A GRIPE Thu, 28 May 2020 19:05:45 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1159/?sms-alerta-para-baixa-procura-do-publico-alvo-da-3a-fase-da-vacina-contra-a-gripe.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1159/?sms-alerta-para-baixa-procura-do-publico-alvo-da-3a-fase-da-vacina-contra-a-gripe.html A Campanha de Vacinação Contra a Gripe termina na próxima semana, em 05 de junho, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que, ainda está abaixo do esperado a procura da vacina pelos integrantes da terceira e última fase da campanha. Os grupos prioritários com menor adesão são: gestantes, puérperas, crianças menores de 06 anos de idade e adultos entre 55 a 59 anos de idade. A meta é imunizar 90% do público-alvo. A vacina está disponível nas unidades de saúde.

A SMS também reforça que, os integrantes dos grupos prioritários da segunda fase da campanha, que são os caminhoneiros, os profissionais do transporte público, os portuários, os integrantes das forças de segurança, as pessoas com doenças crônicas, a população privada de liberdade e os indígenas ainda podem buscar uma unidade de saúde para receber a dose, se ainda não estiverem imunizados.

De acordo com o coordenador de vigilância epidemiológica, Hudson Amaral, até a data de hoje, 28 de maio, foram aplicadas 4.043 doses, o que representa 77,20% da cobertura vacinal, considerando que, a SMS superou a meta de vacinação dos trabalhadores de saúde e dos idosos, integrantes dos grupos prioritários da primeira fase da campanha.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Paula Beatriz de Almeida, a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B), e um paciente protegido evita sobrecargas no sistema de saúde, já que os sintomas da gripe são parecidos com a Covid-19. “Os grupos prioritários são pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de quadros mais grave de doenças respiratórias, e por isso a importância destas pessoas se imunizarem”, disse.
]]>
NOTA DE ESCLARECIMENTO Mon, 25 May 2020 15:17:32 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1158/?nota-de-esclarecimento.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1158/?nota-de-esclarecimento.html A Prefeitura de Manga vem a público esclarecer a toda população acerca de um vídeo divulgado nas redes sociais por empresário da cidade, na manhã desta segunda-feira (25), que relata que Manga receberá todos os infectados de COVID-19 da região.

Primeiramente, destacamos que é função do Estado fomentar políticas públicas e financiar a saúde dos municípios. Assim, cumprindo seu papel, o Estado fez um planejamento, a partir de estudos científicos e propôs, em instância bipartite, estratégias para o atendimento de maneira que não existisse a comunicação entre pacientes COVID-19 e não COVID-19, diminuindo assim os riscos de contaminação cruzada pelo novo coronavírus.

Para isso, os hospitais seriam remodelados em atendimentos exclusivos COVID-19 e hospitais de retaguarda, onde seriam atendidas todas as demais situações.

Esse não é um plano exclusivo para nossa região de saúde e pode ser modificado, para isso, o município de Manga está buscando condições para o atendimento hospitalar híbrido, que envolvem mudanças na estrutura física, fluxo e setorização dos atendimentos e contratação de profissionais de saúde para unidade hospitalar.

A fala de que as decisões estão sendo tomadas “por debaixo dos panos” pode causar caos e pânico na população e é, no mínimo, irresponsável. No dia 29 de abril, o município de Manga, sede da Microrregião de Saúde dos municípios de Juvenilíia, Montalvânia, Miravânia e São João das Missões, sediou reunião com representantes de diferentes seguimentos para exposição da proposta, inclusive com os diretores dos Hospitais Funrural e Cristo Rei.

Informamos que, qualquer que seja a decisão tomada, esta será a mais responsável e bem estudada possível na medida em que não comprometa o bem estar, a segurança e a saúde do nosso povo. Esse momento tem sido muito difícil, de decisões muito sérias e trabalho intenso, e todas as medidas estão sendo pensadas para proteger a nossa população.

]]>
PREFEITURA INICIA ENTREGA DE QUASE 70 MIL QUILOS DE PRODUTOS DA AGRICULTURA PARA FAMÍLIAS CARENTES Tue, 19 May 2020 14:10:01 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1157/?prefeitura-inicia-entrega-de-quase-70-mil-quilos-de-produtos-da-agricultura-para-familias-carentes.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1157/?prefeitura-inicia-entrega-de-quase-70-mil-quilos-de-produtos-da-agricultura-para-familias-carentes.html A Prefeitura de Manga, através do departamento municipal de Agronegócio e da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta terça-feira (19), a entrega de quase 70 mil quilos de produtos da agricultura familiar para as famílias carentes atendidas pelos programas sociais do município.

O recurso investido é proveniente do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e soma R$ 90 mil em compras diretas de alimentos produzidos por agricultores familiares do município. A previsão é entregar para em torno de 100 famílias. Também serão contemplados com os produtos o Hospital de Manga e a Casa do Idoso.

Os produtos variam entre abóbora, mandioca, melancia, feijão e milho.  A iniciativa reforça o conjunto de ações adotadas pela administração para reduzir os impactos da pandemia da Covid-19 e garantir o escoamento da produção familiar transferindo renda para os agricultores do município, além de proporcionar alimentação saudável às famílias carentes.

Segundo o prefeito, Joaquim Oliveira, a continuidade do PAA só foi possível através do empenho da administração municipal junto ao governo federal para liberação dos recursos.

“Esse programa foi uma grande conquista da nossa gestão, pois é um incentivo a mais para fortalecer o trabalho do homem do campo. Antes da pandemia, os produtos eram distribuídos para as unidades de assistência social e as escolas da rede municipal de ensino. Como as aulas estão suspensas, conseguimos acordar com o Governo Federal para que os produtos continuassem sendo distribuídos, mas para as famílias carentes”, disse.

O engenheiro agrônomo do município, José Mendonça Neto, explica que a atual cota do programa contempla 18 agricultores familiares e o município comprará de cada um mais de 3,8 mil quilos dos alimentos que produzem. “É uma renda certa que eles têm e isso os motiva a continuarem produzindo, pois sabem que a venda de grande quantidade dos produtos é garantida para o município”, comentou.

O coordenador do Cras, Edilson Filho, ressalta que é uma ação muito louvável, pois atenderá famílias carentes que não têm acesso à uma alimentação saudável. “Inicialmente vamos entregar os produtos para famílias da área urbana e posteriormente para as famílias da área rural”, disse.
]]>
PRIMEIRO DIA DE BARREIRAS SANITÁRIAS APONTA RESULTADOS POSITIVOS Tue, 19 May 2020 09:25:57 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1156/?primeiro-dia-de-barreiras-sanitarias-aponta-resultados-positivos.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1156/?primeiro-dia-de-barreiras-sanitarias-aponta-resultados-positivos.html A Prefeitura de Manga deu início nesta segunda-feira (18), às barreiras sanitárias nas principais vias de acesso ao município. Essa é mais uma ação somada aos esforços da administração municipal para prevenir e evitar a disseminação do novo coronavírus. No primeiro dia de ação, centenas de pessoas foram abordadas pelas equipes que atuam nas barreiras para orientarem e verificar a temperatura corporal por meio de termômetros digitais. A iniciativa foi aprovada pelos motoristas e população manguense. 

Foram instaladas duas barreiras na BR-135, no sentindo Montalvânia e no sentido São João das Missões, e outra no porto da balsa de Manga.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Paula Beatriz de Almeida, a ação tem caráter educativo e o objetivo é identificar as pessoas cujo destino final seja o município de Manga. “Através dessa identificação as equipes técnicas irão fazer o monitoramento das pessoas oriundas de outros municípios. É importante ressaltar também que, a barreira cumpre uma satisfação da população”, disse.

O prefeito, Joaquim Oliveira, reforça que a barreira sanitária será uma ação continuada e passará por avaliações para melhorar e ser mais eficaz. “Essa barreira faz parte do conjunto de ações que a administração municipal tem feito diariamente para combater com eficácia a disseminação da Covid-19. Até o momento nenhum caso foi confirmado em nosso município. Um motivo a mais para a população se sensibilizar e se atentar aos protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde”, comentou.

Para o motorista, Leandro Leão, a ação está aprovada. “A Prefeitura está de parabéns, chegou em uma boa hora. A população fica mais tranquila em saber que as pessoas de fora estão sendo monitoradas”, disse.
]]>
BARREIRAS SANITÁRIAS COMEÇAM FUNCIONAR A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA Fri, 15 May 2020 19:56:11 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1155/?barreiras-sanitarias-comecam-funcionar-a-partir-de-segunda-feira.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1155/?barreiras-sanitarias-comecam-funcionar-a-partir-de-segunda-feira.html A Prefeitura de Manga, através do Comitê de Crise de Enfrentamento ao Coronavírus, dará início na próxima segunda-feira (18), ao funcionamento das barreiras sanitárias nas principais vias de acesso ao município, sendo, duas na BR-135, no sentindo Montalvânia e no sentido São João das Missões, e outra no porto da balsa. Elas funcionarão diariamente, das 07 horas às 19 horas, depois desse horário será feito ronda na cidade com a guarda municipal até às 00 horas.

As barreiras têm intuito educativo e contarão com servidores da Saúde, da Educação e da Assistência Social que irão orientar e monitorar as pessoas que chegarem de outras cidades. A ação também conta com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Segundo o prefeito, Joaquim Oliveira, a iniciativa reforça as outras ações que já estão sendo realizadas pela administração municipal para conter a proliferação da Covid-19. “O município tem se empenhado cada dia mais para não aumentar a curva da Covid-19. Através de um trabalho em conjunto, estamos conseguindo resultados significativos e esperamos prosperar mais com as barreiras sanitárias”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Paula Beatriz de Almeida, explica que as barreiras têm caráter educativo e o objetivo é identificar e monitorar os visitantes. “As pessoas com possíveis sinais ou sintomas da Covid-19 serão encaminhadas para os pontos de atendimentos de saúde. Os demais, serão identificados para posterior monitoramento pelas equipes de saúde do município, durante o período recomendado de isolamento social”, afirmou.

A secretária também ressalta que, a situação da Covid-19 no município é monitorada diariamente pelo grupo de trabalho de combate ao coronavírus da Secretaria Municipal de Saúde.

“Também estamos atentos ao comportamento e evolução da doença na região e entendemos que este é o momento para o monitoramento através das barreiras sanitárias, inicialmente instituídas para funcionamento até final deste mês”, finalizou.
]]>
PREFEITURA CONCEDE RECOMPOSIÇÃO SALARIAL PARA 15 CATEGORIAS DE SERVIDORES MUNICIPAIS Wed, 13 May 2020 08:56:11 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1154/?prefeitura-concede-recomposicao-salarial-para-15-categorias-de-servidores-municipais.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1154/?prefeitura-concede-recomposicao-salarial-para-15-categorias-de-servidores-municipais.html A Prefeitura de Manga, após negociação com representantes de categorias municipais, concedeu neste mês, recomposição salarial para 15 categorias dos servidores, integrantes do quadro de cargos de provimento efetivo. O projeto de lei de iniciativa do prefeito, Joaquim Oliveira, foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado em 01 de abril de 2020.

Os cargos de nível superior que tiveram os seus salários reajustados são: arquiteto, engenheiro civil, engenheiro ambiental, advogado, veterinário, assistente social, bioquímico, cirurgião-dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Também foi concedido para os cargos de técnico em enfermagem e conselheiro tutelar.

Ainda, a Administração atendeu ao pleito da categoria dos professores, concedendo aumento e incorporando o adicional do Pó de Giz ao vencimento básico do servidor. Tal medida refletirá diretamente em outras vantagens que incidem sobre o salário dos servidores, gerando um aumento real nos valores recebidos.

De acordo com o prefeito, Joaquim Oliveira, a decisão foi pautada em análise criteriosa da situação fiscal do Município, que apesar da escassez de recursos e débitos herdados de outras gestões, a atual administração municipal conseguiu realizar contenção de gastos para valorizar o funcionalismo público e, ao mesmo tempo, atender o limite da capacidade financeira da Prefeitura Municipal.

“Apesar do cenário de crise, o município está pagando rigorosamente em dia e de maneira integral aos servidores, além de conceder reajuste salarial. Esse aumento é mais uma medida, adotada pela administração, em que valoriza os trabalhadores públicos e os incentiva a desempenhar suas funções da melhor maneira possível junto à população”, afirmou o prefeito.

]]>
PREFEITURA INICIA REFORMA DO PONTO DE ATENDIMENTO DE SAÚDE DE MANGA JAPORÉ Tue, 12 May 2020 09:37:14 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1153/?prefeitura-inicia-reforma-do-ponto-de-atendimento-de-saude-de-manga-japore.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1153/?prefeitura-inicia-reforma-do-ponto-de-atendimento-de-saude-de-manga-japore.html A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última semana as obras de reforma do ponto de atendimento de saúde do Assentamento Manga Japoré. O serviço contempla novas adequações, nova pintura e reparos nas instalações elétrica e hidráulicas. A ação visa proporcionar um atendimento de qualidade à população, além de reforçar as ações preventivas de combate ao coronavírus.

No último ano, a administração municipal reformou várias unidades de saúde, como, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central; o Centro de Saúde Dário Tavares, do bairro Boa Vista; Centro Municipal de Fisioterapia; Farmácia Básica; Laboratório Municipal de José Ricardo Bruno; além dos pontos de atendimentos de saúde das comunidades de Puris e Formosa. Em outubro, foi inaugurado o novo espaço da UBS Central.

O prefeito, Joaquim Oliveira, ressalta que melhorar o atendimento e os serviços de saúde é uma das prioridades da atual gestão. “É perceptível a satisfação da população em ter um espaço mais confortável e agradável para ser atendido. As obras de reforma também proporcionaram melhores condições de trabalho aos servidores, e consequentemente, a oferta dos serviços de saúde também melhorou”, disse.
]]>
NOVO DECRETO ESTABELECE MEDIDAS DE PREVENÇÃO À COVID-19 EM VELÓRIOS Fri, 08 May 2020 10:35:35 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1151/?novo-decreto-estabelece-medidas-de-prevencao-a-covid-19-em-velorios.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1151/?novo-decreto-estabelece-medidas-de-prevencao-a-covid-19-em-velorios.html
O prefeito, Joaquim Oliveira, editou nesta quinta-feira (07) decreto em que estabelece medidas de prevenção à covid-19 relativas à realização de velórios. As medidas são tanto para óbitos de pessoas não qualificadas como suspeitas de covid-19, quanto para óbitos de casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

Para os óbitos não qualificados como suspeitas da covid-19, o horário de funcionamento será compreendido das 07 horas às 17 horas, e terá duração máxima de cinco horas. O local do velório ficará limitado a presença de no máximo seis pessoas de cada vez, e é proibida a aglomeração de visitantes pelas áreas internas e externas dos espaços destinados ao velório. Todas as pessoas que forem prestar suas condolências é obrigatório o uso da máscara.

O documento prevê que, os responsáveis pela organização da cerimônia de velório deverão providenciar avisos, a serem fixados em local de fácil visualização, recomendando que pessoas maiores de 60 anos, grávidas, crianças menores de 12 anos e portadores de morbidades não ingressem no local. Também estabelece que os responsáveis disponibilizem no local da cerimônia sabonete líquido e/ou álcool em gel 70%, para higienização das mãos.

No caso de óbito de pessoas com diagnóstico confirmado ou suspeito de covid-19, os corpos deverão ser embalados em sacos de óbito, colocados em urnas lacradas, que não devem ser abertas em nenhuma hipótese, e seguir diretamente para sepultamento. Apenas um familiar ou representante da família poderá acompanhar no cemitério.

Todos as pessoas que forem manusear os corpos de pessoas suspeitas ou confirmadas de contaminação pela covid-19, devem estar equipadas com Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O decreto estará em vigor enquanto perdurar o estado de calamidade pública declarada pelo decreto municipal nº 016/2020.
]]>
Nota da AMM: Esclarecimento à população mineira sobre o auxílio emergencial federal aos municípios Fri, 08 May 2020 10:26:19 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1150/?nota-da-amm-esclarecimento-a-populacao-mineira-sobre-o-auxilio-emergencial-federal-aos-municipios.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1150/?nota-da-amm-esclarecimento-a-populacao-mineira-sobre-o-auxilio-emergencial-federal-aos-municipios.html
➢Auxílio representa apenas um terço das perdas de receitas das cidades em consequência da queda econômica. Não é dinheiro extra, é reposição de parte do prejuízo.

➢ Os 5.570 municípios brasileiros vão receber, no total, R$ 23 bilhões do Governo Federal, mas o prejuízo na arrecadação municipal será de R$ 74 bilhões.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) reconhece o empenho do Congresso Nacional, que possibilitou a apreciação e aprovação do PLP 39/2020, estabelecendo o Programa de Enfrentamento ao Coronavírus, o que viabilizará emergencial apoio aos estados e municípios, amenizando o impacto financeiro da crise nas cidades.

É de extrema importância esclarecer a toda a população de Minas Gerais que a proposta aprovada consolida apenas uma parte de reposição do Governo Federal das perdas que os municípios estão sofrendo com a queda em suas receitas em consequência da paralisação das atividades econômicas. Ressalta-se que esse auxílio federal não significa ajuda ou favor aos municípios. É um dever federativo. É na União que se concentra a maior parte dos recursos arrecadados com impostos pagos por todos os brasileiros, e são os municípios, com a menor parte desses recursos, que prestam os serviços básicos à população como saúde, educação, limpeza urbana, assistência social.

Fica claro então que não entrará dinheiro extra nos cofres municipais. Ao contrário, o recurso a ser enviado aos municípios é bem menor do que as perdas. Ele representa apenas um terço dessa impactante queda de receita em todos os municípios com reflexo imediato no atendimento à população. Ou seja, teremos uma queda de R$ 74 bilhões de receita e o repasse federal será de R$ 23 bilhões.

O sacrifício é de todos. A luta municipalista continua!

Belo Horizonte, 7 de maio de 2020.

Associação Mineira de Municípios | AMM

Somos 853. Somos Minas Gerais. E, juntos, somos muito mais!
]]>