RSS Manga - MG Notícias de Manga/MG Sun, 29 Nov 2020 04:37:00 -0300 Sun, 29 Nov 2020 04:37:00 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://manga.mg.gov.br/rss Nota Informativa Covid-19 Thu, 01 Oct 2020 15:00:55 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1180/?nota-informativa-covid-19.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1180/?nota-informativa-covid-19.html A Secretaria de Saúde de Manga vem a público informar a situação epidemiológica local da COVID-19. Observou-se uma crescente incidência de casos positivos no município entre os meses de agosto e setembro com acentuação nos últimos 15 dias.

Esse aumento é o reflexo do descumprimento das medidas não farmacológicas e de afastamento social, importantes ferramentas para reduzir a disseminação do coronavírus. A participação da população é fundamental para o controle da doença. O uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos são essenciais no combate da COVID-19.

Diante deste atual cenário epidemiológico do município, a Secretaria de Saúde, em ação conjunta com a Prefeitura Municipal, informa que as medidas previstas no decreto n° 52/2020 serão rigorosamente aplicadas no intuito de frear a proliferação, diminuindo assim o número de casos e, consequentemente, o número de óbitos. Ressaltamos o compromisso com a verdade e a defesa da vida de nossa população.
]]>
PREFEITURA REGULAMENTA FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO LOCAL Thu, 06 Aug 2020 20:44:58 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1179/?prefeitura-regulamenta-funcionamento-do-comercio-local.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1179/?prefeitura-regulamenta-funcionamento-do-comercio-local.html A Prefeitura de Manga divulgou nesta quinta-feira (06), o decreto nº 47/2020 em que regulamenta e define como será o funcionamento do comércio local. As medidas adotadas visam conter o avanço da covid-19 no município. Confira as principais medidas do documento:

- O comércio em geral e galerias de lojas ficam autorizados a funcionar, com expediente das 08 horas às 17 horas, preferencialmente através de pedidos feitos por meio de comunicação remota.

- Será permitida a permanência de consumidores dentro de cada estabelecimento comercial, desde que seja respeitado o distanciamento e uso obrigatório de máscara entre eles.

- Os serviços delivery poderão ser efetuados em qualquer horário do dia.

- Os referidos estabelecimentos deverão, no seu funcionamento, estabelecer práticas de higiene que diminuam as possibilidades de contágio da doença COVID-19.

- Todos os estabelecimentos comerciais devem estabelecer um plano de funcionamento especial, conforme as orientações estabelecidas no decreto.

- Permanecerão suspensas as seguintes atividades: casas de festas e eventos; feiras, exposições, congressos e seminários; clubes de serviço e de lazer; e parques de diversão.

- O funcionamento das agências bancárias, casas lotéricas e similares, terão suas atividades ajustadas, devendo seguir as determinações do decreto.

- Está autorizado o funcionamento de salões de beleza, estéticas, barbearias e similares, desde que atendam as medidas preventivas descritas no decreto.

- Está autorizado a abertura e a realização de atividades exercidas por hotéis, pousadas, albergues e afins, devendo seguir as seguintes determinações do decreto.

- A partir do dia 10 de agosto ficará autorizado que bares, restaurantes e similares, funcionem respeitando limites de horários e dias, sendo: das 06 horas às 21 horas, de domingo a segunda-feira; e das 06 às 22 horas, nas sextas-feiras e sábados. Os clientes devem permanecer sentados, sendo vedada a interação de clientes em pé. Também está proibido shows e músicas ao vivo.

- Está permitido a realização de cultos e demais manifestações religiosas com a presença de público, desde que tenham a duração máxima de 45 minutos e respeitem as determinações previstas no decreto.

- Está proibido reuniões particulares que tenham a participação de mais de dez pessoas. A vedação se aplica a encontros promovidos com finalidade de transmissão de show artísticos, como as lives.

O descumprimento das determinações do decreto, implicará na aplicação de sanções previstas na Lei Municipal nº 1.918. Outras medidas e orientações podem ser consultadas no portal do município www.manga.mg.gov.br

]]>
PREFEITURA REGULAMENTA MEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE À COVID-19 Fri, 31 Jul 2020 07:54:05 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1178/?prefeitura-regulamenta-medidas-preventivas-de-combate-a-covid-19.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1178/?prefeitura-regulamenta-medidas-preventivas-de-combate-a-covid-19.html Diante do crescente número de casos positivos no município, o prefeito, Joaquim Oliveira, determinou a regulamentação e intensificação das medidas preventivas de combate à covid-19, por meio do decreto nº 44/2020, que entra em vigor a partir desta quinta-feira (30). Dentre as novas medidas estão:

- Fica vedada a entrada dos clientes nos estabelecimentos não essenciais, o atendimento será feito por meio de uma barreira na entrada;

- Restaurantes e estabelecimentos como padarias e lanchonetes, poderão atender pelo sistema “à la carte”, sendo vedada a utilização do sistema “buffet”;

- Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas nos interiores dos estabelecimentos, assim como o comércio de quaisquer produtos em calçadas, inclusive de alimentação;

- Estão suspensos por sete dias, a partir de hoje (30/07), o funcionamento de igrejas e demais instituições religiosas; academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares; feiras e exposições; salões de beleza, barbearias e clínicas de estética. Estes estabelecimentos poderão prosseguir com o atendimento através de pedidos feitos por meio de comunicação remota.

- Os bares somente poderão realizar serviço de entrega, no balcão de suas dependências, até às 21 horas.

- Está proibido reuniões particulares que tenham a participação de mais de dez pessoas. A vedação se aplica a encontros promovidos com finalidade de transmissão de show artísticos, como as lives.
Todas as medidas poderão ser revistas, de acordo com o avanço de casos positivos para covid-19 no município.

Ainda de acordo com o documento, serão intensificadas as ações de fiscalização dos estabelecimentos comerciais e de orientações a população para uso da máscara e o distanciamento social, por meio do trabalho dos agentes de fiscalização, como a Guarda Municipal, a Polícia Militar e os desaglomeradores. O descumprimento das medidas preventivas implicará em penalidades que vão desde multas a suspensão dos alvarás de funcionamento.
 
]]>
PREFEITURA MANTÉM RITMO DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS PARA ESTUDANTES Mon, 13 Jul 2020 09:34:01 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1177/?prefeitura-mantem-ritmo-de-atividades-escolares-nao-presenciais-para-estudantes.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1177/?prefeitura-mantem-ritmo-de-atividades-escolares-nao-presenciais-para-estudantes.html A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Educação (SME),  não tem medido esforços para disponibilizar aos alunos da rede municipal atividades escolares para realizarem em casa, com auxílio dos pais, durante a pandemia da Covid-19. O método teve início no último dia 22 de abril e atende as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), dos Ministérios da Saúde e da Educação, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e dos decretos municipais, como forma legal de compensação de carga horária.

As atividades são entregues mensalmente e seguem um cronograma que foi apresentado aos representantes do Conselho Municipal de Fiscalização e Controle Social do Fundeb, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Servidores, Conselho de Alimentação Escolar, professores e gestores escolares do município. Na mesma data da entrega das atividades, os professores recebem as atividades do bloco anterior para correção.

Além das atividades escolares, a Prefeitura de Manga adquiriu aparelhos de transmissão do sinal de televisão para que os alunos da rede municipal e estadual tenham acesso ao programa “Se Liga na Educação”, no canal Rede Minas, desenvolvido pela SEE-MG.

Segundo a secretária municipal de Educação, o decreto municipal 20/2020 estabelece que os professores e alunos cumpram regime especial de compensação de carga horária enquanto durar a pandemia. Os professores que não possuem computadores em casa para elaborar as atividades, estão utilizando os das escolas e da SME.

“Todo esse planejamento escolar foi elaborado conforme a realidade do município e dos alunos e segue as normas do Currículo Referência de Minas Gerais e da Base Nacional Comum Curricular. Os pais são orientados a ajudarem seus filhos e os professores se colocam à disposição para esclarecimentos por meio de comunicação remota”, disse.

A secretária também ressalta que essa medida de propiciar atividades escolares não presenciais, vem sendo adotada por vários municípios do Brasil, como forma de garantir que os alunos cumpram a carga horária obrigatória de 800 horas e tenham acesso à educação mesmo na pandemia.

“Apesar de não ter a mesma eficácia das aulas presenciais, o município tem dado todo o suporte necessário aos alunos. Infelizmente não há previsão da volta às aulas, pois estamos aguardando a estabilidade do atual cenário epidemiológico para então planejarmos o retorno dos alunos, conforme orientações dos órgãos competentes. Enquanto isso, contamos com a compreensão e colaboração dos pais e alunos, na realização das atividades em casa”, enfatizou.

A professora, Luciana Pereira, salienta que o empenho de toda a equipe de professores do município tem sido fundamental para que a escola mantenha o vínculo com os pais e alunos durante a pandemia. “É muito importante e necessária essa interação, mesmo que não presencial. Dessa forma está sendo possível fazer com que os alunos não percam o ritmo dos estudos”, comentou.

Para Marilene Pereira, mãe de aluno, “a entrega das atividades escolares para fazer em casa foi um método plausível, devido a situação que o mundo todo se encontra. Foi uma alternativa viável a todos os pais e muito importante, pois o aprendizado continua através das atividades e tem participação efetiva dos pais”, disse.

Quem também aprova esse método, é a Marilane Ramos, mãe de aluno. Para ela, é uma forma de assegurar que os alunos tenham acesso aos conteúdos escolares, dentro do processo de ensino-aprendizado, e isso minimiza os prejuízos ocasionados com a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia.

“É um trabalho coletivo que envolve professores, especialistas, diretores, pais e alunos. Cada um tem uma parcela de responsabilidade importante para o êxito das ações propostas”, comentou Marilane.
]]>
OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO CHEGAM EM BAIRROS E COMUNIDADES DO MUNICÍPIO Mon, 06 Jul 2020 15:33:51 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1176/?obras-de-pavimentacao-chegam-em-bairros-e-comunidades-do-municipio.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1176/?obras-de-pavimentacao-chegam-em-bairros-e-comunidades-do-municipio.html A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, continua avançando com obras de pavimentação em bairros e comunidades rurais do município. Na última semana, foi iniciado o calçamento da Rua Belo Horizonte, no bairro João Alves Pereira.

Os moradores do bairro Tamuá também estão comemorando o início da pavimentação da Avenida Saul Luiz de França. É uma obra muito aguardada pela população, pois acabará de vez com a poeira e a lama. Foi concluída na sexta-feira (02), os serviços preliminares e a previsão é que a empresa responsável pela obra chegue nos próximos dias para começar o calçamento. O bairro também foi contemplado com a pavimentação da Rua Nair Clementino, que já se encontra em fase de acabamentos.

Outros moradores que estão satisfeitos com a chegada das obras de pavimentação em calçamento, são os das comunidades Justa II e Brejo do São Caetano. A empresa responsável pelas obras está finalizando os serviços preliminares e iniciará a instalação dos bloquetes de concreto nos próximos dias.

A moradora da comunidade Justa II, Valdenice da Silva Pereira, conta que está muito alegre, pois a pavimentação era um sonho de todos da comunidade. “É uma obra que aguardamos por muitos anos e que agora está se tornando realidade. A gestão municipal está de parabéns”, disse.

Segundo o prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, está previsto a pavimentação de mais ruas e de outra comunidade. “O município será contemplado com diversas vias pavimentadas. São obras que contribuirão com o desenvolvimento da cidade e promoverão qualidade de vida aos moradores, além de valorização dos imóveis. Essas obras estão sendo realizadas com recursos próprios e outras por meio de emendas parlamentares”, disse.
]]>
PREFEITURA INSTALA CABINE DE DESINFECÇÃO NO PORTO DA BALSA DE MANGA Mon, 06 Jul 2020 10:20:15 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1175/?prefeitura-instala-cabine-de-desinfeccao-no-porto-da-balsa-de-manga.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1175/?prefeitura-instala-cabine-de-desinfeccao-no-porto-da-balsa-de-manga.html Dentro do planejamento das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, instalou na última semana, uma cabine de desinfecção no porto da balsa de Manga, como forma de proteger a população da contaminação da covid-19. A iniciativa visa atender, principalmente, as pessoas que trabalham em outro município e que estejam retornando para suas casas.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Adenilson Monção, a cabine possui uma dispersão com hipoclorito de sódio, substância eficaz e segura que combate bactérias e vírus, incluindo o que causa a covid-19. Também possui um tapete com o mesmo produto que permite a desinfecção dos calçados.

“O produto liberado é inofensivo aos olhos, pele e cabelos. A desinfecção é feita em três segundos e a capacidade de atendimento é individual”, disse o coordenador.

O prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, ressaltou que a aquisição da cabine teve o intuito de reforçar o combate à disseminação da covid-19.

“Desde o início da pandemia, a administração municipal tem realizado uma série de ações para evitar que os moradores da cidade se contaminem. Até o momento o município confirmou apenas dois casos de covid-19, sendo que um já está curado. Vamos continuar trabalhando incessantemente para proteger a população”, disse.

Ele reitera que, mesmo com todo o trabalho que município vem desenvolvendo, as medidas mais eficazes são que a população intensifique os cuidados de higienização, use máscaras ao sair na rua e evite aglomerações.

O morador, Onílio Dias, aprovou a iniciativa. “Excelente, gostei muito. Isso ajuda prevenir, evitar a contaminação da covid-19 e nos proteger também. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse.
]]>
PREFEITURA REALIZA PRIMEIRO PREGÃO ELETRÔNICO Tue, 30 Jun 2020 15:35:30 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1174/?prefeitura-realiza-primeiro-pregao-eletronico.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1174/?prefeitura-realiza-primeiro-pregao-eletronico.html A Prefeitura de Manga, por meio do setor de Licitação, realizará no dia 03 de julho, o primeiro pregão eletrônico para contratação de empresa para o fornecimento de kits de merenda escolar, com a nova plataforma digital implantada pelo município. A modalidade tornou-se obrigatória em todo o Brasil, para contratações feitas com transferências de recursos da União.

Foi implantada a plataforma da Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil (BLL), que atende os requisitos legais, determinados pelo Decreto Federal nº 10.024/2019 e pelo Decreto Municipal nº 26/2020 que regulamentam o Pregão Eletrônico.  A modalidade ocorre em uma espécie de bate-papo online, em que os concorrentes lançam suas propostas e no final é escolhida a proposta mais vantajosa.

Segundo a pregoeira do município, Thais Lacerda, a nova plataforma não tem custo para o município, e por ser online, ela amplia a competitividade, permitindo a participação de mais empresas, o que pode resultar em redução de preços na aquisição de bens e contratações de serviços comuns, além de ficar mais visível aos olhos do público, gerando assim, mais transparência.

“A BLL é uma plataforma mais completa e desburocratizada, visando principalmente o fácil acesso aos fornecedores, para que se amplie ainda mais a concorrência”, disse.

A pregoeira também explica que, os fornecedores interessados em participar do certame devem realizar o seu cadastro no sistema do BLL (www.bll.org.br) e certificar se a sua empresa está habilitada a participar dos pregões.

Mais informações pelo telefone (38) 3615-2601, de segunda a sexta-feira, nos horários de 08h às 12h e 14h às 18h, ou no e-mail  licitacaomanga@gmail.com.
]]>
PREFEITURA AVANÇA COM OBRAS DE MANILHAMENTO NO CALINDÓ Mon, 29 Jun 2020 18:25:53 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1171/?prefeitura-avanca-com-obras-de-manilhamento-no-calindo.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1171/?prefeitura-avanca-com-obras-de-manilhamento-no-calindo.html A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, continua avançando com obras de manilhamento na área rural. Na última semana, foi concluída a instalação de manilhas na comunidade dos mineiros, mais especificamente no Vale do Calindó, local em que há anos sofria durante o período chuvoso.

A iniciativa visa potencializar o escoamento das águas das chuvas e melhorar a trafegabilidade para a passagem de veículos, principalmente, de transportes escolares. Também irá contribuir com o escoamento da produção agrícola. É mais uma demanda atendida pela atual administração com o objetivo de levar qualidade de vida para os moradores da área rural do município.

Além do Vale Calindó, a Prefeitura também instalou, neste último ano, manilhas em trechos de estradas que dão acesso às comunidades de Santos Reis, Cachoerinha e Canoas. De acordo com o prefeito, Joaquim Oliveira, essas obras possibilitam maior segurança aos moradores e motoristas.

“Foi realizado o manilhamento em trechos de estradas vicinais, que ficam intransitáveis no período chuvoso, impossibilitando, em algumas vezes, a passagem dos transportes escolares. As manilhas são de concreto, o que garante uma durabilidade maior da obra. Todo esse investimento foi custeado com recurso próprio”, disse.
]]>
PREFEITURA CONFIRMA 2° CASO DE COVID-19 EM MANGA Mon, 29 Jun 2020 18:12:52 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1170/?prefeitura-confirma-2-caso-de-covid-19-em-manga.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1170/?prefeitura-confirma-2-caso-de-covid-19-em-manga.html A Secretaria Municipal de Saúde de Manga (SMS) vem a público comunicar a detecção, nesta terça-feira (30), do 2º caso confirmado de COVID-19 no município. Trata-se de paciente do sexo masculino, 50 anos, estável e com sintomas leves, portador de diabetes e hipertensão arterial. Segue em isolamento domiciliar e monitorado pelas equipes da Saúde da Família e da Vigilância em Saúde.
O paciente tem histórico de viagem recente a Belo Horizonte - MG, em razão da sua atividade trabalhista.  Após investigação, verificou-se que não existe relação deste caso com o 1º caso confirmado no município.

A SMS reforça que, os profissionais de saúde e equipe técnica da Pasta, seguem cumprindo as diretrizes do Ministério de Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A administração municipal reitera à população o apelo para que siga cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde, em relação aos cuidados preventivos à contaminação pela COVID-19. O momento é de distanciamento social, uso de máscara e intensificação dos cuidados individuais de higiene.
]]>
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE TERMINA AMANHÃ Mon, 29 Jun 2020 17:51:46 -0300 https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1169/?campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-termina-amanha.html https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1169/?campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-termina-amanha.html A Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convoca todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, e que ainda não vacinaram, para procurarem uma unidade de saúde até amanhã, 30 de junho, data em que se encerra a campanha. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

A SMS chama atenção a baixa procura pela vacina os grupos da terceira e última fase da campanha. São eles: pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Embora a maior preocupação seja com esse pessoal, os outros grupos prioritários podem buscar gratuitamente sua dose nos postos de saúde nesse período. São eles: Idosos com mais de 60 anos, Trabalhadores da área de saúde, Povos indígenas, Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas, População privada de liberdade, Funcionários do sistema prisional, Profissionais de forças de segurança e salvamento, Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo.

De acordo com o Ministério de Saúde, a vacina contra a gripe não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a COVID-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
]]>