Entendendo o comportamento do fogo e buscando combater incêndios florestais com segurança

Os incêndios florestais e a mudança climática estão "se agravando mutuamente". Os incêndios são intensificados pela mudança climática por meio da seca, alta temperatura, baixa umidade relativa do ar, raios e ventos fortes que resultam em estações mais quentes, mais secas e épocas de incêndio mais longas. Ao mesmo tempo, a mudança climática é agravada pelos incêndios florestais, principalmente pela destruição de ecossistemas sensíveis e ricos em carbono, como turfeiras e florestas tropicais. 
Pensando nisso a Prefeitura de Manga por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, a Previncêndio/IEF, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais-CBMMG, Polícia Militar de Minas Gerais-PMMG e Parque Estadual da Mata Seca, realizaram nos dias 6 e 7 de Julho a capacitação de 18 alunos no Curso de Brigadista e Prevenção de Incêndio.
O Curso com carga horária de 24 horas, abordou temas como:
Mecanismo do Fogo;
Mecanismo de propagação;
Tipos de incêndio;
Equipamentos e ferramentas de combate;
Técnicas de combate;
Segurança nas operações.
Ministraram o Capacitação o SGT Bruno Comave, do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais, o SGT Diogo do Nascimento CBMMG/BEMAD/CIF, Ana Paula Rodrigues Previncendio/IEF e José Luiz gerente do Parque Estadual da Mata Seca.
Na cerimônia de entrega dos certificados, o Secretário de Governo Junior Magalhães, representando o prefeito Anastácio Guedes agradeceu a todos pelo empenho e determinação na participação da capacitação, agradeceu a toda equipe que veio ministrar a capacitação e concluiu sua fala dizendo para os brigadistas serem multiplicadores de todo o aprendizado que foram repassados para eles. 
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você. 
Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos! 

Data de publicação: 11/07/2022

Créditos: Gherald Tiago

Créditos das Fotos: Gherald Tiago

Compartilhe!