DIA 17 DE MAIO É DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, surgiu para trazer reflexão sobre a importância das responsabilidades que temos como consumidores na hora de fazer o descarte das embalagens.

E o assunto é urgente. Por exemplo, você sabia que o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo? Das 11.355.220 toneladas, somente 1,28% são destinadas à reciclagem. Só perdemos para os Estados Unidos, China e Índia. Os dados são do levantamento do Fundo Mundial para a Natureza.

A Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vem buscando soluções para a gestão e descarte corretos dos resíduos e incentivando a reciclagem e coleta seletiva no município.

A Gincana de Recicláveis realizada nas Escolas Municipais Dona Mosa – na sede, e Augusto Belém – na comunidade de Cachoeirinha, é uma dessas ações. Em apenas três semanas de execução, já foram coletadas e doadas para a Associação dos Catadores e Recicladores de Manga Acreman, 1.863,400 quilos de materiais recicláveis.

Por meio dessa doação, a Acreman retornou a fabricação das vassouras de garrafa pet. Além disso, a Prefeitura reativou o convênio com a associação com o intuito de fortalecer as ações de reciclagem e coleta seletiva.

Outra ação realizada no município é o Programa de Logística Reversa que faz o recolhimento e descarte de lixo eletrônico e pneus, em parceria com o Departamento Municipal de Vigilância Sanitária.

Com pequenos gestos diários e pensando no amanhã podemos ajudar a melhorar nosso planeta!

Repense. Reutilize. Recicle.

Colabore! Fala sua parte para termos um mundo melhor.

Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.

Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!
.
#prefeiturademanga #agriculturaemeioambiente #diadareciclagem #resíduos #reutilizar #novoshábitos #desafios #mudança #planeta #sustentabilidade

Data de publicação: 17/05/2023