PREFEITURA ESCLARECE SOBRE MEDIDAS TOMADAS PARA CONTER A ÁGUA DA LAGOA DO PARQUE UIRAPURU E PARA AJUDAR OS ATINGIDOS POR SEU TRANSBORDAMENTO

Sobre o transbordamento da lagoa do Parque Uirapuru que afeta algumas residências e comércios do seu entorno a Prefeitura esclarece que o aumento do volume de água da lagoa se deu após a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, que fez subir o nível do Rio São Francisco, provocando o rompimento da comporta que controla a entrada de água na lagoa.
Na segunda-feira (24), a Prefeitura e a Defesa Civil emitiram alerta a população e vêm tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança das famílias e evitar prejuízos aos moradores e a cidade.
O município tem oferecido apoio e alojamento aos atingidos e instalou duas grandes bombas que trabalham 24 horas por dia na retirada da água da lagoa para o Rio São Francisco.
De acordo com o Setor Municipal de Engenharia as bombas estão trabalhando para diminuir o volume de água que entra para a lagoa, dando tempo para que as pessoas possam se retirar, até o nível da lagoa se igualar ao do rio.
Apesar dessas medidas não terem conseguido baixar o nível da lagoa, se não tivessem sido adotadas os danos causados teriam sido muito maiores.
O Setor de Engenharia informa ainda que o diâmetro da tubulação é de 1 metro, o que faz com que a pressão de sucção seja muito grande. Mas, quando o nível da lagoa se equiparar com o nível do rio, a pressão na boca da comporta diminuirá consideravelmente, possibilitando os trabalhos para uma possível solução de fechá-la.
A Prefeitura também já trabalha para viabilizar intervenções que possam solucionar de forma permanente esse problema.
A Prefeitura disponibilizou, por meio da Defesa Civil, todo o suporte para que os moradores atingidos tirassem seus pertences de suas casas e comércios, tanto recursos humanos como veículos. E estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, onde está sendo liberado o “recurso calamidade” para aqueles que mais necessitam e ainda doação de alimentos.
Escolas também estão sendo preparadas para receber aqueles que não encontraram abrigo em casas alugadas ou em casas de familiares.
Esperamos solucionar esse problema o mais breve possível para que todos possam voltar às suas vidas normais.
Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.

Data de publicação: 30/01/2022