Pela eficiência e bons serviços ofertados a população manguense a Atenção Primária à Saúde – APS, do município foi reconhecida pelo Ministério da Saúde e recebeu do E-SUS o resultado do Previne Brasil referente ao segundo quadrimestre de 2021.

Manga alcançou as melhores notas entre os 25 municípios que fazem parte da Gerência Regional de Saúde – GRS de Januária.
Previne Brasil veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde, trabalhando com foco em gestantes, mulheres em idade fértil, crianças, hipertensos e diabéticos. Além disso, busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.
Esse recurso é reinvestido no pagamento de abono por desempenhado dos profissionais que integram a Atenção Primária.
O Indicador Sintético Final – ISF, é resultado do cálculo do desempenho da consolidação dos sete indicadores previstos, sendo aferido a cada quatro meses com repercussão financeira para os quatro meses subsequentes. O ISF avalia o desempenho das equipes da Saúde da Família e equipes de Atenção Primária.
Nesta quarta-feira (10) a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma reunião com todos os profissionais da APS sob a coordenação de Sandra Bezerra Maia, onde a coordenadora e a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Cassília Rodrigues, apresentaram os excelentes resultados, para a alegria da equipe.
A Prefeitura de Manga, por meio do prefeito Anastácio Guedes e da vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, parabeniza e agradece o empenho e dedicação de todos os médicos, enfermeiros gerentes de Unidades de Saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e demais servidores dos PSF's Central, dos bairros Boa Vista, Tamuá, Cruzeiro, Arvoredo e das comunidades rurais de São José das Traíras, Nhandutiba e Brejo São Caetano, que, juntos atendem a população manguense com excelência.
- Reiteramos que esse excelente resultado exprime o brilhante trabalho desempenhado pelas equipes para que Manga obtivesse o 1° lugar da GRS de Januária, 21°lugar em Minas Gerais e 156°lugar no Brasil. Gratidão a todos pelo empenho, declara Cassília.
Parabéns a todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde de Manga!
Prefeitura de Manga. Cuidando bem da nossa gente!
Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!

Data de publicação: 12/11/2021