Para oferecer técnicas operacionais necessárias para o pleno exercício da função de Conselheiro Tutelar, que visa assegurar os direitos de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu para os membros do Conselho Tutelar e seus suplentes, um curso de capacitação/formação continuada nos dias 26 e 27 de outubro, com duração de 16 horas, sendo 08 horas/dia, no Salão de Eventos da Prefeitura.
O curso foi ministrado pelo ex-conselheiro tutelar de Montes Claros, que atuou por 8 anos na cidade e é membro do Coletivo de Conselheiros Tutelares de Minas Gerais, Lucas Arruda Pereira.
O palestrante integra ainda o grupo sobre a temática Direitos de Crianças e Adolescentes, com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams.
A capacitação teve dois momentos: o primeiro envolveu uma parte teórica, com o detalhamento das legislações e atribuições do cargo; e o segundo foi eminentemente prático, voltado para as questões que ocorrem no cotidiano de sua atuação e principalmente sobre o SIPIA, um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente -ECA.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Rodrigues, a capacitação foi um momento necessário e de muita aprendizagem, aliando teoria e prática.
- A ideia é que o próximo encontro abranja não apenas os conselheiros, mas todos os trabalhadores que atuam na defesa de garantia dos direitos de crianças e adolescentes, para que, juntos, possamos fortalecer os vínculos com a rede de proteção do município de Manga e garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes, declara o secretário.
.

Data de publicação: 05/11/2021