Como a reprodução de cães e gatos é muita rápida, e com o descuido da procriação em casa e nos animais soltos nas ruas, ocorre o aumento do número de animais abandonados, podendo provocar proliferação de doenças e maus-tratos.

Assim a Prefeitura de Manga, em parceria com a Associação Anjos de Pata e a ONG Ajuda, irá realizar nos dias 16, 18 e 20 de abril de 2022 por meio da Unidade Móvel de Esterilização - Castra Móvel, castração para controle ético populacional de cães e gatos no município, de forma totalmente gratuita.
Um projeto de castração itinerante da ONG Ajuda, em regime de mutirão, pioneiro no estado de Minas Gerais, viabilizado pelo deputado estadual Noraldino Júnior (PSC), por meio de Emendas Parlamentares.
Critério de escolha:
Animais que estejam em boas condições de saúde e com idade entre 6 meses a 7 anos.
A castração ou esterilização é uma cirurgia simples que impede definitivamente a procriação e ocorrência do cio.
O objetivo é atender principalmente animais que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Para participar do mutirão de castração, o tutor do animal deverá realizar o cadastramento do animal até o dia 8 de abril nos seguintes locais:
• Departamento Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável
Avenida José de Alencar, nº 1980, Centro. Contato: (38)3615-2389
• Departamento Municipal de Vigilância Sanitária
Praça Padre Ricardo, nº 87. Centro. Antigo Ponto de Vacinação Infantil Covid-19. Contato: (38)3615-1066
ATENÇÃO
Por questões de segurança não será realizada a castração de animais de raças específicas shi-tzu, buldogues, pequineses, lhasas apsos e outros sensíveis como maltêses e raças como yorkshires, spitz alemão, e outros, que devem ser operados em clinicas com a utilização de anestesia inalatória, considerada mais segura.
Animais acima de 40 kg ou abaixo de 3 kg, assim como idosos acima de 8 anos e com menos de 6 meses de vida, também não serão aceitos pelos mesmos motivos.
Faça o cadastro do seu bichinho e garanta a castração. Quem ama castra.
.

Data de publicação: 16/03/2022