PREFEITO RECEBE PAIS DE AUTISTAS DO MUNICÍPIO PARA DISCUTIR MELHORIAS NO TRATAMENTO DESSAS PESSOAS

O prefeito Anastácio Guedes, juntamente com o secretário municipal de Governo, José Magalhães Chaves Junior, e o procurador jurídico, Reginaldo Rodrigues Junior, recebeu na semana passada pais de autistas em seu gabinete para discutir sobre melhorias no tratamento de portadores dessa necessidade especial, como a contratação de profissionais como fonoaudiólogo, psicólogo e neuropediatra, todos com especialização em autismo, e a criação de um espaço físico da Sala Sensorial, para atender os autistas do município com mais conforto e qualidade e sem que eles precisem se deslocar para outros municípios.
O que é autismo
Também conhecido como Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, o autismo é uma condição médica caracterizada por um atraso no desenvolvimento neurológico, resultando em um déficit na comunicação e na interação social, além de alterações no comportamento, como movimentos repetitivos e também hipersensibilidade a determinados estímulos, entre outros sinais que podem levar a um diagnóstico médico.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo.
Especialistas afirma que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.
Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.
Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!
.
.
.
#PrefeituraDeManga #MangaMaisFeliz #Saúde #Gabinete #Autismo #Tratamento #Melhorias

Data de publicação: 03/01/2022

Compartilhe!