SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTES, LAZER E TURISMO.

Em 19 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

O futebol, jogado como atualmente, foi criado na Inglaterra em meados do século XIX e veio para o Brasil em 1894. O paulista Charles W. Miller (1874-1953), considerado o “pai do futebol brasileiro”, voltando de uma temporada de estudos na Inglaterra, trouxe para o país um par de bolas e o livro com as regras do jogo. Um ano depois, era realizada a primeira partida de futebol que se tem registro no Brasil: Cia. Ferroviária São Paulo Railway contra Funcionários da Companhia de Gás. As equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo.
Até a década de 1920 o futebol era um esporte de elite no Brasil. Integrantes negros eram raros e sofriam preconceito. Aos poucos essa situação foi mudando. O esporte popularizou-se e passou a fazer parte também de bairros pobres de grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Atualmente, o Brasil é o país com mais títulos mundiais de futebol. São cinco títulos: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Nosso país também tem o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Além do “Rei do Futebol”, outros nomes importantes para o futebol nacional e mundial são Garrincha, Leônidas da Silva, Nilton Santos, Didi, Carlos Alberto Torres, Ademir da Guia, Jairzinho, Zico, Rivelino, Gérson, Tostão, Sócrates, Falcão, Careca, Romário, Ronaldo e Ronaldinho, para citar alguns.

FUTEBOL DE MANGA

Manga é uma cidade que possui tradição no futebol, tendo grandes times e campeonatos e revelado grandes craques do esporte.

Times como o Associação Atlética Manguense - AMA e Esporte Clube Avante – ECA, fizeram sucesso nas décadas de 1960 e 1970 proporcionando a população muitas alegrias.

Outros times fizeram história e se destacaram nos Campeonatos Manguenses como Manchester, AMA, Agropasto, Asa Branca, Arvoredo, Comercial, Unidos do Boa Vista e muitos outros.

Recentemente times da zona rural mostraram um excelente futebol e grandes nomes do esporte, sagrando-se campeões, como o Leão do Brejo São Caetano e Unidos da Formosa.

Nomes como Deminha, Zé Cabinho, Gui, Alencar, Zé Marinho, Bira, Duda, Bica, Lelo, Dim Onça, Egílcio, Luisinho, Diógenes, Mateus Criciúma e muitos outros, fazem parte da galeria dos grandes jogadores de futebol de Manga.

Atualmente paralisado pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o futebol manguense aguarda uma nova fase.

Sob a coordenação do jovem JP Dourado, o Departamento Municipal de Esporte e Lazer vem planejando a volta dos campeonatos manguenses assim que a pandemia for controlada, fazendo a alegria dos atletas e da população.

#PrefeituraDeManga #DeoartamentoDeEsporteeLazer #Futebol #Esporte #Saúde #Alegria #Lembranças

Data de publicação: 19/07/2021