A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 12 de setembro, a VII Conferência de Assistência Social. O evento foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social junto com a participação social no intuito discutir a temática: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social. A conferência foi marcada pela presença de autoridades, sociedade civil e servidores.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Cleide Mota, a conferência aconteceu em um momento preciso, aonde o atual cenário econômico, nas esferas municipal, estadual e federal, não é favorável, e, portanto, é preciso discutir em conjunto para que as políticas públicas de assistência social continuem sendo executadas.

“É muito importante termos esse momento com a população, autoridades e servidores para elaborarmos e discutirmos propostas de melhorias das políticas públicas de assistência social, e assim, encaminharmos ao poder público”, disse.

O prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, ressaltou que a conferência é um evento de extrema importância para o município, pois é aonde o poder público junto com a participação popular discute e traz novas propostas para melhorar as políticas públicas do setor e fortalecer as redes intersetoriais e os serviços socioassistenciais.

“É um momento em que os participantes colocam suas propostas, reivindicações e mobilizações, em busca de garantirmos o direito da população, em geral, seja, das crianças, dos adolescentes e idosos, além de trazer à tona a democracia e constituição. Esperamos que a partir dessa conferência as políticas de assistência social ganhe mais força”, afirmou.

De acordo com a assistente social, Virginia Flávio Andrade, que acompanha o serviço da Assistência Social em Manga, o município avançou muito, no que tange os serviços de política pública de assistência social, nos níveis de proteção social que compõe o sistema único de assistência social, entre os serviços, programas, projetos, ações e benefícios ofertados a população.

“É perceptível a evolução da execução dos serviços ofertados pela Assistência Social; hoje vemos Manga como exemplo para os demais municípios norte-mineiros”, disse.

Para Valdenice Pereira, que é presidente de associação, a conferência foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e adquirir conhecimento. “Gostei muito do evento, porque é só assim para entendermos com mais precisão como realmente funcionam as políticas públicas da assistência social no município. O próximo passo agora é levar as informações e todo o conhecimento adquirido aqui para os outros moradores da comunidade”, comentou.

Data de publicação: 15/09/2019