Na última sexta-feira, 19, os adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), visitaram a aldeia indígena Xacriabá, em São João das Missões. O momento permitiu que os usuários conhecessem as tradições e costumes dos índios, além de participarem dos rituais de dança e entenderem com mais precisão o significado das pinturas no corpo.

Para o índio, Ney Xacriabá, foi muito gratificante receber os adolescentes, pois ajuda desmitificar a visão preconceituosa que a população tem dos costumes da aldeia. “Quando as pessoas chegam e conhecem a nossa realidade, elas retornam com outra percepção sobre a cultura indígena. A nossa luta diária é desmitificar o preconceito das pessoas que os índios são violentos e a gente sente a necessidade de mostrar o nosso verdadeiro trabalho. Então momentos como esse ajudam fomentar a nossa cultura de forma positiva”, disse.

O professor, Ademar Seixas, ressalta que é muito importante essa aproximação dos adolescentes para conhecerem novas culturas. “É uma troca de experiência, aonde podemos repassar o nosso conhecimento e tradição, e ao mesmo aprender com eles”, comentou.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Cleide Mota, a visita faz parte da programação de colônia de férias, promovida pela Prefeitura de Manga, que está sendo realizada no mês de julho. “A ideia é trabalhar atividades educativas para que os adolescentes sintam-se estimulados a buscar conhecimento”, disse.

Para o adolescente, Lucas Rodrigues, foi um dia muito prazeroso conhecer um lugar diferente aprender sobre a cultura e história dos índios. “Eu achei demais. Aprendi muitas coisas”.

Assim como Lucas, o adolescente, Wanderson Rufino, também ficou agradecido pela oportunidade de visitar a aldeia. “Foi muito legal assistir de perto os rituais e aprender tudo sobre os trabalhos que são desenvolvidos aqui”.

Data de publicação: 22/07/2019