A Prefeitura de Manga promoveu no dia 16 de maio, a ação Promovendo Cidadania, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil) e o Cartório de Registro Civil de Manga. Foram emitidas, gratuitamente, quase 200 documentos, entre, certidões de nascimento, casamento e óbito. Uma grande oportunidade para as pessoas que precisavam e não tinham condições de pagar a taxa de emissão do documento.

A ação faz parte de um projeto social da Recivil, que acontece em vários municípios mineiros. Ele visa contribuir com a erradicação da pobreza e da marginalização e redução das desigualdades sociais, através da regularização da documentação civil básica, para ter acesso a outros documentos, como o RG e CPF.

Segundo a colaboradora da equipe de projetos sociais do Recivil, Leila Rocha, o Promovendo Cidadania é um projeto novo e Manga foi a segunda cidade a receber a ação. “Agradeço o apoio da Prefeitura, pois sem esse parceria seria impossível a nossa presença aqui e o êxito dessa ação”, disse.

A secretária municipal de Promoção Social, Cleide Mota, ressaltou que a ação foi muito importante para o município, porque surtiu um bom efeito. “Alcançamos o nosso objetivo de atender a demanda, de uma parte da população, que não tinha o documento, e às vezes, devido algum fator, a pessoa não tem condições de pagar para emitir”, ressaltou.

Para a moradora, Dulcineia Santos, foi uma ação muito proveitosa, pois ela tem cinco filhos e não teria condições de pagar para fazer a certidão deles. “O município precisava de um evento com esse”, comentou.

O morador Gecino Amaro, também falou sobre a ação. “Uma grande oportunidade para emitir a segunda via e atualizar os dados. Gostei muito”, disse.

Data de publicação: 17/05/2019