A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 02 e 03 de maio, um novo mutirão de cirurgias de catarata, para completar 2 mil procedimentos, do mutirão ocorrido em fevereiro. Foram dois dias de intenso movimento nos blocos cirúrgicos da Fundação Hospitalar de Manga, para realizar mais 203 cirurgias. Os pacientes atendidos foram das microrregiões de Manga e Januária.

A catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Segundo a secretária municipal de Saúde, Paula Beatriz Almeida, a doença afeta principalmente a população com mais de 60 anos de idade.

“Esse mutirão veio para ajudar muitas vidas, uma vez que, a catarata é responsável por quase metade das cegueiras no mundo e o único tratamento eficaz é a cirurgia”, disse.

De acordou com o prefeito, Joaquim Oliveira, as cirurgias foram gratuitas para os pacientes, mas custaram R$ 700, cada, para o poder público. Ao todo foram investidos R$142,1 mil.

“Com esse mutirão de catarata 2 mil pessoas passaram a enxergar melhor e isso é muito gratificantes para nós. Uma ação que deu mais visibilidade à nossa cidade e beneficiou a Fundação Hospitalar, que passa por uma crise financeira e recebeu pelos procedimentos realizados, para custear as despesas da instituição”, disse.

Para a paciente, Floraci Oliveira, moradora de Manga, fazer a cirurgia de catarata dos dois olhos foi a realização de um sonho. “Fiz um olho no primeiro mutirão que teve esse ano, e agora fiz o outro. Estou muito feliz, pois se não fosse essa ação, eu não teria condições de pagar pelo procedimento”, disse.

A paciente de Montalvânia, Maria Aparecida Costa, também fez as suas considerações. “Foi um presente pra mim fazer essa cirurgia. Estou muito satisfeita. Que Deus abençoe a todos que contribuíram para que esse mutirão acontecesse”, comentou.

Data de publicação: 04/05/2019