A Prefeitura de Manga em parceria com a Polícia Civil de Januária, Polícia Militar e o Cartório de Registro Civil, realizou no dia 30 de março, a 1ª Ação Mulher. Centenas de pessoas passaram pelo evento e foram contemplados com os serviços de emissão de identidade, espaço beleza, serviços da Saúde, serviços da Promoção Social, atendimento jurídico e do INSS, serviços da Educação, e espaço de lazer para as crianças.

Segundo a delegada regional da Polícia Civil de Januária, Luján Pinheiro, a ação foi pioneira no Norte de Minas, no intuito de atender a demanda de emissão de identidade e trazer um dia de reflexão sobre a importância de se combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Resolvemos contemplar inicialmente o município de Manga, para proporcionarmos um atendimento amplo da Polícia Civil e chamar a atenção da população, a um momento de cidadania, para que mais políticas públicas, voltadas a segurança da mulher, sejam implementadas e usufruídas pelas mulheres de todas as idades. Aqui na região, temos intensificado esse tipo de trabalho, juntamente com as instituições parcerias, e pretendemos com isso, dentre outras medidas de caráter repressivo, diminuir os índices de violência doméstica, familiar e sexual contra as mulheres”, afirmou.

De acordo com o delegado de Polícia, Renato Nunes Henriques, foram emitidas 300 identidades, de 1ª e 2ª a via. “Esse número representa, que a partir de agora, 300 pessoas passam a ter sua carteira de identidade, alguns não tinha e outros estavam com o documento defasado e foto antiga, e agora se regularizaram. Essa ação é a primeira de muitas em parceria com o prefeito, Joaquim Oliveira, que tem dado um apoio irrestrito para a Polícia Civil, não só na parte administrativa, como também no combate à criminalidade”, disse.

O prefeito, Joaquim Oliveira, ressaltou que, inicialmente o evento era somente um mutirão para emissão de identidade. “Agradeço a parceria da Polícia Civil de Januária, em especial, a Drª Luján Pinheiro e ao Dr. Renato Nunes, que abraçou essa ação com a gente e atendeu uma demanda reprimida de Manga. Estamos planejando, ainda neste ano, mais ações sociais para resolvermos os principais problemas do município em diferentes setores”, comentou.

O vice-prefeito, Luiz Carlos Santana, também reforçou o compromisso da administração com os trabalhos sociais. “Esse evento foi um grande ganho para o município, uma vez que, proporcionou a centenas de pessoas um momento festivo com oferta de vários serviços gratuitos a toda população. Esperamos brevemente realizar outro evento como esse”, disse.

UM DIA ESPECIAL A ELAS

“Um evento em especial, a nós mulheres, para que possamos refletir a importância da nossa luta diária, enquanto mulher guerreira e batalhadora, e para que, de fato, possamos ter o reconhecimento na sociedade”, Secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fabricia Mota.

“O Ação Mulher foi uma ação feliz, porque além de promover o acesso à cidade, à orientação e ao lazer, promoveu também o que a gente considera essencial para o empoderamento feminino, que é estar bem consigo mesmo e aumentar a autoestima das mulheres”, Psicóloga do CRAS, Raquel Amarante.

“Gostei muito desse evento, enquanto meu filho estava emitindo a identidade, aproveitei para me maquiar, arrumar o cabelo e fazer a sobrancelha. Espero que aconteça mais eventos como esse”, Moradora, Maria Estela Rodrigues da Silva.

“Estou muito feliz por ter feito a minha 2ª via da identidade, porque a minha primeira eu fiz 1980, e quantas e quantas vezes eu chegava em algum lugar e as pessoas reclamavam que a foto estava muito antiga. E como estamos comemorando o Dia da Mulher, essa ação social foi um presente”, Moradora, Ana Maria Guimarães Dutra.

“Eu gostei muito desse evento, fui atendida em todos os serviços ofertados. A prefeitura está de parabéns em promover esse evento tão bacana”, Moradora, Eva Araújo Silva.

“Trouxe o meu estúdio de beleza, a convite dos organizadores do evento. Disponibilizamos serviços de maquiagem, manicure, sobrancelha e cabelo. Fiquei muito contente em ver a felicidade das mulheres que passaram por aqui e saíram satisfeitas com o serviço. Agradeço pela parceria e esperamos estar aqui, novamente, em outros eventos”, Empresária e maquiadora, Vitória Viana.

“Esse evento atendeu uma demanda reprimida, em relação a carteira de identidade, e foi uma oportunidade para trazer informações a população sobre os serviços ofertados pelo município, além de homenagear as mulheres, valorizando sua beleza e aumentando a autoestima”, Secretária Municipal de Promoção Social, Cleide Mota.

Data de publicação: 01/04/2019