A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu nesta quarta-feira, 27, o 1º Encontro de Mulheres Empoderadas em Manga. O evento contou com a participação da empresária Claudia Guedes, a educadora física, Valmira Gomes e a agricultora, Rosineide Pereira, aonde cada uma compartilhou um pouco da sua trajetória profissional e os preconceitos que sofreram pelo fato de serem mulheres.

Segundo a psicóloga do CRAS, Raquel Amarante, o objetivo do encontro foi compartilhar experiências e histórias de mulheres que lutam por seus direitos e pela construção da sua identidade. “Resistir e lutar para ser senhora do próprio destino não é uma batalha fácil. Por todos os lados existem normas e padrões, formas e modelos de definição de como uma mulher tem que ser para ser aceita e respeitada. Somos muitas e poder conjugar e viver o verbo ser nas suas inúmeras possibilidades ainda é um desafio para muitas”, disse.

A empresária, Claudia Guedes, contou que começou como vendedora de lingeries e, ao enxergar em si o potencial de crescer profissionalmente, ela correu atrás, juntamente com o apoio da sua família, e hoje é uma empresária de sucesso de uma distribuidora de bebidas na região. “É muito importante que as mulheres acreditem no poder de ser mulher e não se abale com os preconceitos que se depararem ao longo da vida”, comentou.

A educadora física, Valmira Gomes, também relatou um pouco da sua trajetória de mulher virtuosa e guerreira. “Trabalhei durante oito anos como guarda municipal; no início recebi muitas críticas e deboches de homens que pensavam que eu não teria força e capacidade para exercer a profissão. Mas eu venci, me destaquei como uma profissional diferenciada, no meios de tantos homens, e hoje continuo na luta para provar a sociedade a força que uma mulher tem”, disse.

Mãe de seis filhos, a agricultora, Rosineide Pereira foi uma das convidadas para participar da roda de conversa. Ela sempre trabalhou no campo, não teve oportunidade para estudar, quando mais nova, mas conseguiu formar os filhos e aperfeiçoar-se na profissão por meio de capacitações. “Tenho muito orgulho da minha história de vida. Lutei muito para chegar onde estou. O meu conselho é que tenhamos mais planejamento para almejarmos o que queremos e conquistar o nosso espaço na sociedade”, finalizou.

Data de publicação: 28/03/2019