A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas oficinas terapêuticas, como alternativa para ajudar os pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Uma delas é o artesanato e a atividade tem ganhado destaque na microrregião de Manga, devido ao belíssimo trabalho desenvolvido e os bons resultados apresentados no tratamento dos usuários.

Segundo a artesã, Elaine Alves, responsável por ministrar a oficina, são confeccionadas semanalmente, diversas peças de artesanatos, de diferente tipos de materiais, como, crochê, biscuit, argila, recicláveis, pintura, madeira e EVA. Outras atividades terapêuticas desenvolvidas são: dança, jogos lúdicos, educação física e aulas de desenho.

“A realização dessas atividades permite que os pacientes se sintam integrados na sociedade e estimula a paciência e atenção. Também é uma forma de resgatar a autoestima. As peças confeccionadas são expostas nas salas do CAPS e algumas os pacientes levam para a casa ou presenteiam para um ente querido. Apesar de ser um trabalho vistoso, é proibida a venda dos artesanatos", disse a artesã.

De acordo com o enfermeiro e coordenador clínico do CAPS, Weber Marra, existem aproximadamente 3 mil pacientes no prontuário, atendendo a demanda dos municípios de Manga, Miravânia, Montalvânia, Juvenília e São João das Missões. “Todas as atividade desenvolvidas têm o intuito de ajudar na ressocialização dos pacientes e contribuir para um tratamento eficaz”, disse.

NOVA SEDE

Atualmente a equipe do CAPS é formada por 11 profissionais, sendo, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, recepcionista, artesã, técnica de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, guarda municipal e o motorista.

Para reforçar o atendimento, recentemente o CAPS ganhou uma nova sede, com um espaço mais amplo e adequado, garantindo mais qualidade no atendimento clínico e na realização das oficinas terapêuticas. “É um espaço mais acolhedor que atende as necessidades para desempenharmos um excelente trabalho de saúde mental”, disse o prefeito, Joaquim Oliveira.

A nova sede do CAPS funciona na Rua Nilo Peçanha, 519, bairro JK. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 7h ás 17h.

Data de publicação: 19/03/2019