A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu, durante os dias 16 de fevereiro a 1ª de março, um mutirão de cirurgia de catarata. A ação beneficiou quase 2000 pacientes.

A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu, durante os dias 16 de fevereiro a 1ª de março, um mutirão de cirurgia de catarata. A ação beneficiou quase 2000 pacientes, de mais de 40 municípios da microrregião de Manga, de Januária e de Janaúba.

As cirurgias foram realizadas na Fundação Hospitalar de Manga, onde os pacientes receberam todo o suporte necessário para fazerem o procedimento e realizarem o sonho de enxergar novamente. De acordo com levantamento da SMS, Manga conseguiu zerar a lista de espera, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para a cirurgia de catarata, assim, como, os municípios de Matias Cardoso e Juvenilia.

O prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, destacou que, o município passou a ter mais visibilidade com a realização do mutirão.

“Foi muito gratificante presenciar a alegria de cada paciente em voltar a enxergar e a satisfação deles por conhecerem a nossa cidade. Esse mutirão superou as nossas expectativas e proporcionou inúmeros benefícios não só para o setor da Saúde, mas também para a economia dos comércios locais, como, hotéis, farmácias e restaurantes, que tiveram um movimento expressivo nesses 14 dias de mutirão. Agradeço a todos os servidores da Saúde e a equipe do hospital que não mediram esforços para que tudo acontecesse como planejado”, afirmou.

Segundo o presidente da Fundação Hospitalar de Manga, Paulo Roberto Lopes, o mutirão foi uma ação inédita no município.

“Manga tem 96 anos e nunca aconteceu uma ação como essa. Recebemos gente de fora, pessoas que vieram de municípios distantes, como Arinos e Ibiracatu, para fazerem a cirurgia. A nossa equipe se empenhou muito para garantir todo o suporte necessário aos pacientes e que eles se sentissem acolhidos pela população manguense. Tivemos um feedback muito positivo”, disse.

Uma nova chance

De acordo com a paciente, Francisca Rosa, de Campo Azul-MG, ela esperava pela cirurgia há oito anos e já estava perdendo a visão. “Foi uma benção esse mutirão. Agora estou enxergando bem melhor. Agradeço pela oportunidade de participar desse mutirão”, disse.

A paciente, Vera Lúcia Abreu, de São João das Missões-MG, contou que quando tirou o tampão dos olhos e viu a luz dia, após ter feito a cirurgia, ela ficou muito feliz, porque não vai mais precisar usar óculos.

O paciente, Juraci Francisco, de Juvenília-MG, disse que o mutirão foi um milagre de Deus, pois nunca tinha acontecido uma ação como essa na região. “Extremamente feliz com esse mutirão. A administração municipal está de parabéns pela iniciativa”, comentou.

Para a paciente, Larci Ribeiro, de Manga-MG, foi uma ação muito importante para o município, pois além de beneficiar a população do município, abrangeu toda a reunião. “É muito ruim ter que deslocar a outra cidade para fazer cirurgia. Então foi bom demais o prefeito trazer para o município esse mutirão e beneficiar tantas pessoas”, disse.

Data de publicação: 18/03/2019