A Prefeitura de Manga através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na última sexta-feira, o tradicional desfile cívico do dia 07 de setembro, em homenagem a Independência do Brasil, na Avenida Tiradentes. Com o tema “Valores para a vida”, os alunos das escolas da rede municipal e estadual, da zona urbana e rural, deram um show em suas apresentações. A participação da Polícia Militar, Agentes Penitenciários, Clube de Cavaleiros, Escolinha de Futebol e CRAS também foi destaque na avenida, emocionando as autoridades e o público presente.

O prefeito, Joaquim Oliveira, destacou a importância do desfile para a formação dos alunos e progresso da cidade. “É um momento em que eles retomam a história do nosso país e resgata os valores da proclamação da Independência do Brasil, como a ética, cidadania, civilidade e o patriotismo”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Fabricia Mota, agradeceu o empenho e esforço de todos que contribuíram para a realização do desfile. “Todo ano é uma emoção diferente em ver os participantes dando o seu melhor nas apresentações. Cada instituição com uma ideia e um toque especial, mas que somando tudo, resultou em um desfile incrível. Agradeço a presença da população manguense que esteve presente e a colaboração de todos os envolvidos na organização do evento, pelo carinho a nossa Pátria Amada”, disse.

VALOR SOCIAL

O instrutor, Eduardo Elias, trabalha há 11 anos ministrando fanfarra e este ano foi responsável pela Escola Municipal Padre Ricardo Tristcheler (CAIC). Para ele, é perceptível a alegria dos alunos em participar do desfile. ”É uma motivação a mais para trabalharem coisas boas que os instrua a uma conduta ética na sociedade”, ressaltou.

A integrante da fanfarra do CAIC, Estefani Oliva, que também participa da equipe há alguns anos, conta que se surpreendeu com a evolução dos alunos. “Isso mostra como educadores estão empenhados na formação dos alunos, e consequentemente, eles estão buscando cada vez mais se destacarem como cidadãos”, disse.

O aluno, Abner de Souza, foi um dos participantes do desfile. Ele conta que gostou muito pois é uma forma de celebrar a história do Brasil. “É muito bom participar do desfile, assistir as fanfarras e os militares. Espero estar aqui ano que vem de novo”, comentou.

Para a mãe do Abner, Ludmila de Souza, o desfile é uma forma de unir os moradores da cidade para prestar uma homenagem a pátria. “Todos os anos meus três filhos participam, e eu e meu marido sempre estamos aqui para assisti-los. É uma demonstração de amor a nossa pátria amada”, disse.

Data de publicação: 10/09/2018

Créditos: Andreza Lima