A Prefeitura de Manga através da Secretaria Municipal de Promoção Social realizou no último sábado, 25, o 2º Festival de Pipa com as crianças e adolescentes assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em um espaço a céu aberto e sem trânsito, no bairro Arvoredo. O objetivo do evento foi proporcionar um momento de lazer e descontração para os participantes e inteirai-os com suas famílias e a comunidade.

O festival é organizado pela equipe do CRAS e do SCFV juntamente com as crianças e os adolescentes. Segundo a psicóloga, Sabrina Silveira, a ideia é promover a conscientização e sensibilização do uso indevido do cerol e incentivá-los a se divertirem com brincadeiras saudáveis.
“Anterior ao evento, fizemos um trabalho em parceria com a Polícia Militar sobre as medidas de segurança que devem ser tomadas ao brincar de soltar pipa, como escolher o local adequado onde não há trânsito de veículos, os perigos de usar cerol e das fiações dos postes de luzes. Houve muitos pontos positivos e através deles, vamos aproveitar para trabalhar outros temas como o respeito, as regras da sociedade e a boa convivência entres os participantes”, afirmou.

A assistente social, Milene Oliveira, destacou que o evento superou expectativas e as crianças e os adolescentes já esperam ansiosos para a próxima edição. “Conseguimos alcançar um resultado muito bom nesta edição. Os participantes abraçaram o festival e se empenharam para acontecer da melhor forma. Em todas as etapas do evento, como a confecção e a criatividade para fazerem as pipas, foram momentos prazerosos e gente percebe também que houve uma interação familiar muito forte”, disse.

A secretária municipal de Promoção Social, Cleide Mota, ressaltou que a adesão do festival nesta edição foi muito maior que o ano passado e a Prefeitura vai continuar se dedicando para promover mais momentos de alegrias entre as famílias. “Agradeço a todos os envolvidos no evento, a equipe do CRAS e SCVF, as crianças, os adolescentes e as autoridades municipais que também fizeram presente. Agora temos que trabalhar mais para que o e evento se torne cada vez melhor e se estenda o convite a todos os pais também”, comentou.

O prefeito Joaquim Oliveira, que também participou do evento, elogiou o trabalho dos organizadores e o empenho das crianças e dos adolescentes que se esforçaram para darem o melhor no festival. “É nítido no sorriso de cada participante a alegria de participarem do evento, fazendo o que eles mais gostam, que é brincar.  Esperamos que todo o aprendizado adquirido no decorrer do festival seja colocado em prática e refletido de forma positiva nas famílias de cada um”, ressaltou.

PREMIAÇÃO

De forma simples, mas de grande valia para os participantes, o festival premiou o primeiro lugar na categoria feminina e masculina. Os critérios de avaliação foram a pipa mais criativa e a que voo mais alto.

Para Wanderson Ferreira, ganhador da categoria masculina, foi muito bom participar do festival pois foi uma forma de usar o seu tempo com coisas boas. “Espero estar aqui ano que vem novamente”, disse.

A aluna Rosiane Vieira, ganhadora da categoria feminina, contou que nunca tinha soltado pipa e adorou a experiência. “Eu não esperava que seria tão bom esse festival. Foi um dia que ficará marcado na minha vida”, finalizou.

Data de publicação: 27/08/2018

Créditos: Andreza Lima