DIA MUNDIAL DA ÁGUA É COMEMORADO COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/3), a Prefeitura de Manga, por meio do Departamento Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas e o Parque Estadual da Mata Seca, realizou atividades em algumas escolas pré-definidas, com o objetivo de informar, educar e conscientizar as crianças sobre a importância e como fazer bom uso da água.
As ações contemplaram palestras, plantio de árvores e apresentações dos alunos como poemas, paródias e jogral. E as escolas contempladas foram as Escolas Municipais Edson Ferreira Sales, na sede, e Augusto Belém, na comunidade rural de Cachoeirinha.
A iniciativa visou conscientizar os alunos e também como forma de repassar as informações para suas famílias e círculos de amizades, já que os estudantes levam o que aprenderam e assim as informações sigam adiante, atingindo um maior número de pessoas.
Para a estudante Naeli Nunes da Silva, 10 anos, aluna do 5º Ano da Escola Municipal Edson Ferreira Sales, as atividades foram muito enriquecedoras para que todos aprendessem que o ser humano depende da água e passem a cuidar melhor desse bem natural.
- Gostei muito de tudo que teve aqui na escola hoje. Foi muito bom para que todos nós aprendêssemos ainda mais sobre a água. Aprendi que se faltar água, também vai faltar energia, pois ela depende da água. Eu já sabia de algumas coisas que sempre vejo minha mãe fazer em casa, como não lavar a calçada com mangueira, mas usar a água que lavou a roupa. Temos que conscientizar que, se faltar água no mundo todos vamos morrer, declara Naeli, demonstrando sabedoria e conhecimento de causa.
O garoto Wivis Guedes Vieira, 9 anos, aluno do 4º Ano, também Ano da Escola Municipal Edson Ferreira Sales, disse, desenrolado e com conhecimento de causa que, as pessoas usam a água com muita irresponsabilidade, e que sem água não há vida.
- Falta informação para as pessoas. Devemos aprender e ensinar nossos pais, irmãos, vizinhos e amigos a preservar, a não gastar muita água e a não poluir os rios. A água é como o oxigênio, sem ela não existe vida, encerra Wivi
A engenheira ambiental do Departamento de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável, Aline Cristina Vieira Cruz, explica que a educação é ferramenta fundamental no processo de transformação e conscientização social sobre as questões ambientais.
- Visamos que as crianças e jovens abracem a causa e sejam multiplicadores das boas práticas ambientais, frisa a engenheira ambiental. É urgente que as pessoas comecem a pensar na importância de se preservar a água. As próximas gerações não podem pagar pelo descaso e desrespeito com a natureza. Cuidar da água agora é proteger as gerações futuras, encerra a engenheira ambiental.
Use a água de forma consciente para que ela nunca falte!

Data de publicação: 22/03/2022