- Responsável pela ideia de tapar a comporta que controla a entrada de água na lagoa, o produtor rural Sander Araújo, conta como tudo aconteceu e faz questão de dizer que a solução do problema foi fruto de um trabalho em equipe

Na última segunda-feira ((24/01), a população de Manga, em especial a que vive ou tem comércio no entorno do Parque Uirapuru, viveu momentos de tensão com o transbordamento da lagoa que fica nesse espaço.
O aumento do volume de água se deu após a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, que fez subir o nível do Rio São Francisco, provocando o rompimento da comporta que controla a entrada de água na lagoa.
Para tentar resolver o problema a Secretaria Municipal de Infraestrutura, entre outras interveções, instalou duas grandes bombas que trabalharam 24 horas por dia na retirada da água da lagoa para o Rio São Francisco, dando tempo para que as pessoas pudessem se retirar, até o nível da lagoa se igualar ao do rio.
Apesar dessas medidas não terem conseguido baixar o nível da lagoa, se não tivessem sido adotadas os danos causados teriam sido muito maiores.
Pelas redes sociais o pequeno produtor rural manguense Sander Araújo, residente no Projeto Jaíba, tomou conhecimento do ocorrido e logo entrou em contato com a Prefeitura para dar uma sugestão, acatada pelo prefeito Anastácio Guedes e os secretários municipais de Governo, José Magalhães Chaves Junior, e de Infraestrutura, Gilson Rodrigues Alves, ele veio para a cidade colocar a ideia em prática.
De acordo com Sander, ao chegar em Manga e tomar conhecimento da real situação do que estava ocorrendo, com o suporte da coordenadora da Defesa Civil Municipal, Sara Guedes de Paula, foi ao local realizar diversos testes até encontrar a solução definitiva.
Após explicar como seria realizada a intervenção e combinado o valor a ser recebido por seu trabalho com o prefeito Anastácio Guedes, a Prefeitura deu todo o suporte necessário e se colocou a disposição para que ele pudesse sanar o problema que estava atormentando a população de Manga.
Com o apoio dos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Nivaldo da Purificação Silva (Tota) e Vinicius Carlos Dourado, e ainda do pescador conhecido como Pirulito, o problema do rompimento da comporta, foi solucionado evitando que as águas do Rio São Francisco entrassem na lagoa. Logo após a intervenção o nível da lagoa começou a baixar consideravelmente.
Sander Araújo não possui nenhuma especialização nesse assunto, tem somente o Ensino Médio, mas, segundo ele, como produtor rural encara os problemas que surgem sem muitos recursos e acaba por ter ideias que resolvam algumas situações.
- Passamos por muitas dificuldades por não termos muitos recursos financeiros disponíveis e sempre resolvo eu mesmo, com minhas ideias e a ajuda de Deus, os problemas que aparecem, declara.
De maneira simples ele faz questão de falar que a solução do problema não foi realizada por uma pessoa só, mas fruto de um trabalho em equipe e que a Administração Municipal deu todo apoio e forneceu o material necessário, não medindo esforços para que houvesse uma solução para o problema.
Sander, que é casado e tem três filhas, fala do orgulho de sua origem manguense e fez questão de que constasse nessa reportagem que é natural de Manga, filho do casal Dão Gato e Tina, e que sempre estará a disposição para poder ajudar, no que for possível, a sua terra natal e a quem dele precisar.
Uma pessoa simples, corajosa, com excelentes ideias e um grande coração, que, juntamente com outras pessoas também simples, sem estudo, mas muita vontade de ajudar, resolveu um problema que estava tirando o sono da Administração e da população manguense.
A Prefeitura de Manga, por meio do prefeito Anastácio Guedes, agradece a disponibilidade e o empenho de Sander Araújo, dos servidores envolvidos e de todas as pessoas que, de forma voluntária, se envolveram para que esse problema fosse solucionado e o povo manguense, em especial os moradores e comerciantes do entorno do Parque Uirapuru, pudesse, enfim, respirar aliviado.
Nosso agradecimento, reconhecimento e gratidão!
Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.

Data de publicação: 01/02/2022