A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está investindo em capacitações para qualificar os usuários dos programas sociais que são trabalhados no município, por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas). O objetivo é proporcionar o encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade para acesso ao mercado de trabalho.

Atualmente o programa conta com a participação de 100 usuários, com idade entre 14 a 59 anos. As oficinas acontecem nas terças e quintas-feiras, aonde são ministradas atividades profissionalizantes, como, confeitaria, biscoitaria, pintura, artesanato, crochê, entre outras. Também são ministradas palestras de como se comportar em entrevistas de trabalho, montar currículo, postura no ambiente de trabalho, além de cursos online gratuitos, rodas de conversa e seminários.

A técnica do Acessuas, Maria Clara Dourado, ressalta que o programa tem proporcionado o desenvolvimento de habilidades profissionais, possibilitando a autonomia dos participantes. “É uma forma de incentivar e preparar os participantes para saberem como se comportar no mercado de trabalho”, disse.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Cleide Mota, o programa começou ser executado em Manga em março deste ano e os resultados têm sido surpreendentes. “Os usuários estão reconhecendo as suas potencialidades, saberes e áreas de interesse para se inserirem no mercado de trabalho. É perceptível o esforço deles em buscar uma renda melhor. Então ver os usuários com essa perspectiva de desenvolvimento e crescimento, e se descobrindo que eles podem ir muito além, é muito gratificante para administração”, relata.

Ela também ressalta que, os participantes são os usuários dos programas sociais, como, Cadastro Único, Bolsa Família e Criança Feliz.

Para a participante, Glacijane Santos, o programa está sendo fundamental no aprendizado de como se comportar no mercado de trabalho. “Então a gente quer aprender como se posicionar no mercado e o Acessuas nos ensina. A Prefeitura está de parabéns”, comenta.

A participante, Ademilde da Conceição, relatou que está sendo uma experiência enriquecedora está no Acessuas. “Estou aprendendo muitas coisas para desenvolver um trabalho ou até mesmo uma profissão”.

A jovem Linriel Ribeiro, contou que o programa tem ajudado a se preparar futuramente para o mercado de trabalho. “Estou gostando muito, pois desde cedo estou aprendendo a encarar as dificuldades de encontrar um emprego e estou me encontrando na vida profissional”, disse.

Data de publicação: 26/07/2019