A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG, ampliou a vacinação contra a meningite C para jovens e adultos de 16 a 30 anos, estudantes universitários sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais

de saúde.
A meningite C é uma doença que pode ser prevenida por meio da vacinação.
Portanto, não podemos abrir mão de vacinar. Seguimos agora com duas metas: alcançar 95% de imunização entre as crianças de 1 ano de idade e imunizar este novo público.
A ampliação temporária da vacina tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença, que, desde 2017, não atinge a meta de cobertura. Atualmente, apenas 75% das crianças mineiras foram imunizados contra a doença. A vacina foi introduzida na campanha de vacinação do estado em 2009.
- Se a gente incluiu essa vacina no calendário há 12 anos, esse grupo é o que não foi vacinado na infância. Nós vamos aumentar a cobertura vacinal protegendo ainda mais a população. Com isso, a bactéria corre risco menor de transmissão e mortes, afirma Baccheretti.
A meningite C é um dos tipos mais agressivos da doença, que pode levar rapidamente à morte ou deixar graves sequelas.
A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença.
As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.
Procure sua UBS de referência das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30 horas e imunize-se.
Não se esqueça de levar o cartão da vacina, cartão do SUS e um documento de identificação com foto.
Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.
Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!
.
.
.

Data de publicação: 22/11/2022

Compartilhe!