O dia 15 de outubro é comemorado o Dia do/a Professor/a, criado com o intuito de homenagear esse profissional de tão grande importância no desenvolvimento de todos os seres humanos

A data é celebrada em 15 de outubro em referência a d. Pedro I, que, no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. No que se refere ao desenvolvimento da educação no Brasil, essa lei foi considerada um passo muito importante porque tratou dos objetos de estudo dos alunos, definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores.
- Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro. Disse D. Pedro II.
Quando vemos um professor dando aula, não imaginamos todo o esforço por trás disso. Somos gratos a você, professor/a, pelo tempo investido e pela dedicação constante.
Joana Batista Nunes Farias é professora na Escola Municipal da Ilha da Ingazeira, uma das comunidades mais distantes da sede, cerca de 50 km. Ela trabalha com uma turma multisseriada e também faz o papel de coordenadora. É ela quem cuida da escola, pois só são ela e uma servente escolar, que faz a limpeza e a merenda dos alunos, as funcionárias da escola.
Joana acorda cedo, faz café, arruma a casa e ensina tarefa ao seu filho Lucas, de 12 anos. Depois faz o planejamento de aula, o almoço, arruma a cozinha e vai a pé para a escola onde desempenha seu importante papel de educar. É graduada em Normal Superior e pós-graduada em Alfabetização e Letramento, e é servidora municipal efetiva há 25 anos. Já passou por muitas dificuldades em tempos de enchentes e seu maior sonho e ver a escola melhorando sempre, pois sua paixão é lecionar e cuidar das crianças da ilha, sempre com muita garra e paixão.
Em nome da professora Joana Nunes Farias, exemplo de amor, coragem e dedicação à profissão, A Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, parabeniza e homenageia todos/as os/as professores/as da Rede Municipal de Educação!
Obrigado, professor/a, não só pelo conhecimento que transmite às nossas crianças e nossos jovens, mas também pelo ser humano inspirador que você é!
Nosso respeito, reconhecimento, valorização e gratidão!
Parabéns!
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você!
.

Data de publicação: 15/10/2022