FOLCLORE

O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada.
O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação.
O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo".
O folclore é definido como um conjunto de costumes, crenças, contos, mitos, músicas, danças, festas populares e outros aspectos, em diversas culturas e regiões do país.
O folclore, ou cultura popular, tem despertado grande interesse de pesquisadores de todo o mundo desde o século XIX. É fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares e analisá-las, assim como as de caráter erudito.
O Dia do Folclore foi criado, portanto, com o objetivo de garantir a preservação do acervo que forma o folclore brasileiro e também de incentivar os estudos na área.
Atualmente, o folclore brasileiro é um importante objeto de estudo nas ciências humanas, e sua importância é reforçada frequentemente nas escolas, sobretudo naquelas que trabalham com ensino infantil.
Preserve a cultura popular brasileira.
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.
Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!
.
.
.

Data de publicação: 22/08/2022

Compartilhe!