UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – UBSs DO MUNICÍPIO PROMOVEM AÇÕES DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL COM A REALIZAÇÃO DE PALESTRAS, DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES E EXAMES DE PSA

Quando o assunto é cuidar da própria saúde, a resistência cultural do homem em procurar assistência por conta própria ainda é o maior problema para a promoção da saúde masculina. O homem brasileiro precisa se tornar consciente da sua saúde e da necessidade de fazer avaliação periódica com seu médico.
Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
A boa notícia é que os homens que fazem exames e descobrem a doença precocemente têm chances de cura muito maiores. O câncer de próstata é um dos cânceres mais curáveis que existem, e o principal fator para manter altas as taxas de cura é o diagnóstico precoce, com os exames de rastreamento.
Para alertar a população masculina sobre a necessidade da prevenção a Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo ações da campanha Novembro Azul, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, na sede e na zona rural, com rodas de conversa, palestras, distribuição de brindes e a coleta de sangue para que seja feito o exame de PSA, que são realizados pelo Laboratório Bruno, um dos melhores da cidade, em parceria com o Laboratório Hermes Pardini, referência brasileira em medicina diagnóstica e preventiva, portanto são eficientes, seguros e confiáveis.
O homem que for realizar o exame deve fazer jejum de pelo menos quatro horas, não ejacular por 48 horas antes da coleta e não deve realizar exercícios que causem impacto no períneo como andar de bicicleta e a cavalo.
As ações do Novembro Azul já foram realizadas nas seguintes UBSs:
Dia 17 – UBS São José das Traíras;
Dia 18 – UBS Nhandutiba;
Dia 19 – UBS Arvoredo Cruzeiro;
Dia 21 – UBS Central;
Dia 22 – Centro de Fisioterapia com a participação dos Grupos de Atividades Físicas.
Confira os dias e as UBSs em que as ações ainda serão realizadas:
Dia 23 – UBS Boa Vista;
Dia 25 - UBS Tamuá;
Dia 26 - UBS Brejo de São Caetano;
Dia 28 - UBS Puris;
Dia 29 - UBS Cachoeirinha 1;
Dia 30 - UBS Espinho.
Chega de preconceito! Cuidar da saúde também é coisa de homem.
A prevenção é o melhor remédio.
Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.

Data de publicação: 21/11/2022