Essa data busca engajar a sociedade na luta, enfrentamento e prevenção da violência sexual.

A violência sexual é a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar e explorar o corpo e a sexualidade de crianças e adolescentes. Portanto, a violência sexual pode acontecer de duas formas: pelo abuso sexual e pela exploração sexual.

O abuso sexual acontece quando há a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração está relacionada quando utiliza-se a criança ou adolescente para fins sexuais com a intenção de lucro, seja financeira ou de outras espécies, como objetos de valor e outros elementos de troca.

Toda a comunidade tem como dever garantir para as crianças e os adolescentes o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e à exploração sexual. Por tanto, é necessário que se denuncie quando souber de algum caso.

Você conhece o "Caso Araceli"?

Araceli Crespo foi uma menina de oito anos que teve todos os seus direitos violados na cidade de Vitória , no Espírito Santo, há 49 anos. Ela foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta da cidade. Apesar da natureza hedionda, o crime continua impune até hoje.

O caso aconteceu em 18 de maio de 1973 e chocou o país inteiro. Por meio da Lei Federal No 9.970/2000, esta data foi escolhida para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Não seja cúmplice desses crimes. Denuncie.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também no Conselho Tutelar e na Polícia Militar, pelo número 190. O sigilo é garantido.

Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.

Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!
.
#prefeiturademanga #mangamaisfeliz #assistênciasocial #cmdca #conselhotutelar #maiolaranja #façabonito #denuncie #combateaoabusoeexploraçãosexual #casoaraceli

Data de publicação: 18/05/2022