O Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto, é uma homenagem ao médico e cientista brasileiro Oswaldo Cruz, por sua preocupação com a saúde pública, educação sanitária e, principalmente, no combate às doenças transmissíveis.

Porém, neste momento em que vivemos a pandemia do Coronavírus, que gerou uma das maiores crises sanitárias e humanitárias da história, a data traz ao invés de comemoração, algumas reflexões, como sobre a importância do Sistema Único de Saúde – SUS, para o Brasil, dos nossos profissionais de saúde, e também dos cuidados com a nossa própria saúde.
Neste dia, e sempre, a Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, agradece e parabeniza a todos os seus profissionais de saúde, principalmente àqueles que estão na linha de frente do atendimento à Covid-19, pela entrega diária e pelo compromisso com os princípios do SUS, fazendo com que o sistema tenha esta representatividade diante de uma pandemia que colocou à prova os sistemas de saúde do mundo inteiro.
Além disso, a Prefeitura também reitera a importância dos cuidados básicos neste momento em que vivemos: usar a máscara de modo correto, manter o distanciamento social, fazer a boa higienização das mãos, cuidar da alimentação, e da saúde física e mental.
.

Data de publicação: 05/08/2021