Participe! Ajude-nos a divulgar a presença da carreta na cidade!

A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá promover no dia 15 de julho, entre 7h às 17h, uma ação para atender gratuitamente pacientes com hanseníase. Será montada uma grande estrutura, em frente à SMS, viabilizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Projeto Roda-Hans, visando conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas, além de ofertar o atendimento qualificado, a fim de favorecer o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno da doença, prevenindo as incapacidades.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo. A transmissão da doença ocorre pelo respiração e a partir do contato com pacientes ainda não tratados. O tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Geralmente o tratamento dura 18 meses. Os pacientes têm a opção de se tratarem em casa, com supervisão periódica da Equipe de Saúde Familiar (ESF).

Alguns dos sintomas são áreas da pele esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, diminuição de sensibilidade ao calor, ao frio, e ao toque são sinais da doenças. Também pode ocorrer caroços na pele, dormências, diminuição da força e inchaços nas mãos e nos pés. Ao perceber alguns desse sinais, é necessário procurar com urgência uma Unidade de Saúde Básica (UBS).

Segundo o gerente de saúde, agentes comunitários de saúde e endemias, Hudson Amaral, foram notificados 36 casos de hanseníase, nos últimos cinco anos, em Manga. “Esperamos com essa ação alcançar o maior número possível de pessoas com suspeitas da doença, para que, caso seja diagnosticadas, possam de imediato iniciar o tratamento”, disse.

Data de publicação: 05/07/2019