Segundo a secretária municipal de Saúde, Paula Almeida, o serviço está sendo um grande avanço para a população, pois agiliza a detecção precoce do diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites virais.

A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando a oferta dos testes rápidos à população, para diagnóstico do HIV, vírus causador da aids, e também para diagnostico da sífilis e das hepatites B e C. O serviço teve início no último mês de dezembro, na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), do bairro Boa Vista. Com pouco mais de um mês de execução, mais de 60 pessoas já passaram pelos testes, somente nesta unidade.

O enfermeiro, Robson, explica que os testes são práticos e de fácil execução, podem ser realizados por meio de coleta de sangue. A entrega do resultado é sigilosa e sai em aproximadamente 15 minutos; sem a necessidade de uma estrutura laboratorial. Ele também ressalta que, qualquer pessoa pode fazer os testes, mas a prioridade é para as gestantes.

“Sabemos que a existência dos exames já é importante, mas a implantação dos testes rápidos nas UBS é algo extraordinário. O método é simples, confiável e o resultado é imediato. O paciente com infecção comprovada recebe orientação necessária e é encaminhado para a referência do tratamento através da SMS”, afirmou.

Ela também ressalta que o diagnóstico precoce permite o tratamento em tempo oportuno e aumenta a qualidade de vida do paciente afetado pela doença e influencia diretamente na sua relação com o meio em que vive.

Todas as UBS estão habilitadas a oferecer o serviço e funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Qualquer pessoa que queira fazer os testes, deve procurar a unidade mais próxima da sua casa. Mais informações no telefone (38) 3615-1765.

Data de publicação: 07/01/2019

Créditos das Fotos: Arquivo/Internet