Participantes do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2017-2020, discutem ações para conquistar o selo

A Prefeitura de Manga através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou no dia 31 de agosto o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2017-2020,em parceria com o Conselho Tutelar e as secretarias municipais de Promoção Social, da Saúde e da Educação. A solenidade aconteceu no Salão de Eventos Excalibur e contou com a presença de representantes de órgãos públicos, autoridades e sociedade civil.

A principal pauta abordada foram as estatísticas do relatório de Linha Base em que aponta os indicadores de impacto social do município de Manga em relação às médias do seu grupo de comparação no Selo, do estado e do país. Para debater o assunto, os participantes se dividiram em grupos e trataram sobre o Plano Municipal de Ação que objetiva enfrentar os principais problemas que afetam a população e conquistar o Selo Unicef.

Segundo a presidente do CMDCA, Raquel Amarantes, a mobilização para a conquista do Selo é, em primeiro lugar, uma importante forma de articulação de inúmeros setores e durante o Fórum foi perceptível a expressiva participação de representantes das mais diversas instituições, sobretudo, da juventude de Manga.

“Com alguns dias após o I Fórum Comunitário do Selo Unicef já é possível perceber os efeitos de reflexão e mobilização de profissionais dentro dos serviços municipais e isso diz a importância da gestão municipal em ter assumido o compromisso de fomentar resultados concretos na melhoria das políticas públicas para infância e juventude”, afirmou.

A secretária municipal de Promoção Social, Cleide Mota, destaca que conquistar o Selo Unicef será um passo muito grande para Manga, tendo em vista que essa certificação é a mais importante de todos os tempos, pois garante o compromisso e atendimento integral para as crianças e os adolescentes. “Essa é a forma mais eficaz de fortalecer as ações que abrangem o Selo Unicef, e consequentemente, fortalecer o nosso compromisso”, comentou.

O prefeito, Joaquim Oliveira, ressaltou a coragem do município em pleitear o Selo Unicef, firmando o compromisso de melhorar os indicadores da Linha Base. “Apesar das dificuldades que a administração vem enfrentando, vamos priorizar as ações que possibilitem a boa conduta e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou.

O jovem, Daniel Lopes, esteve no fórum representando os seus colegas do Grupo Nuca e ressaltou a responsabilidade de participar do evento. “Me sinto lisonjeado de estar presente nesta primeira edição do fórum e espero continuar participando ativamente para levar benefícios a sociedade, em geral”, disse.

Data de publicação: 31/08/2018

Créditos: Andreza Lima