ASSISTENCIA SOCIAL

Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil mihões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.

Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data.

Neste dia a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.

A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.

O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo.

Dados do Disque 100 revelam que, só no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país.

O Estatuto do Idoso estabelece expressamente punições as pessoas que cometem atos de violência, como cita o Art.4°. Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação, ou omissão, será punido na forma da lei.

Lembre-se: o respeito nunca envelhece! Respeitar os idosos é respeitar o próprio futuro.

Fique atento aos sinais de violência e denuncie pelo Disk 100 ou no Cras.

Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.

Vamos juntos construir a cidade dos nossos sonhos!
.
#prefeiturademanga #mangamaisfeliz #assistênciasocial #cras #dianacional #conscientização #violência #pessoaidosa #respeito #futuro #denuncie

Data de publicação: 15/06/2022