ASCOM

O "Dia Nacional da Imprensa" é comemorado em 1º de junho, data que iniciou a circulação do jornal Correio Brasiliense, fundado por Hipólito José da Costa.
A imprensa é fundamental na sociedade, sendo por meio dela transmitida as principais informações e notícias do mundo todo. Os meios de comunicação como internet, televisão, rádio, jornais e revistas são exemplos de representação da imprensa, e devem ser pautados pela ética, verdade, imparcialidade e fatos bem fundamentados.
A origem do termo vem da “prensa móvel”, um processo gráfico que foi criado por Johannes Guttenberg em 1440 e séculos depois, no início do século XVIII foi adaptado para fabricar jornais. Os jornais foram o primeiro recurso para uma função social que evoluiu ainda mais, posteriormente por meio do surgimento do rádio, da televisão, e da internet.
Do mesmo modo que a invenção do telescópio por Galileu Galileu, no século XVII, revolucionou a astronomia, a invenção da máquina de impressão em tipos móveis, mais conhecida como imprensa, provocou uma enorme revolução na modernidade: o processo de aceleração da produção de livros. Após a invenção da imprensa, imprimir e compor livros deixaram de ser práticas manuais e artesanais e tornaram-se uma produção em série mecanizada.
A invenção da imprensa foi um dos principais acontecimentos que mudaram a história. Uma revolução que vem se transformando e evoluindo e a cada dia.
Parabéns a todos os profissionais da imprensa que, além de informar, ajudam a escrever a história de um povo.
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.

Data de publicação: 01/06/2022

Compartilhe!