ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA DONA MOSA ENCERRA PROJETO SOBRE A CAMPANHA “MAIO LARANJA. FAÇA BONITO - PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, COM PASSEATA PELAS RUAS DO CENTRO DA CIDADE PARA ALERTAR A POPULAÇÃO SOBRE O TEMA

“Maio Laranja. Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” é o tema da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrada dia 18 de Maio, com o objetivo de mostrar à sociedade que cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável e sem violência é um compromisso coletivo.

A Campanha foi desenvolvida na Escola Municipal Dona Mosa de forma lúdica e com muita delicadeza, por ser um tema difícil de ser tratado com crianças de seis a nove anos de idade.
A coordenadora da escola, a educadora Arlete Fraga, diz que a abordagem não foi fácil, pois as famílias, às vezes, não conseguem falar sobre esse assunto com as crianças, ficando a escola responsável por desempenhar esse papel.
E o tema, segundo a coordenadora, foi desenvolvido por meio de recontos, vídeos, brincadeiras, danças e muita conversa.
- Entendo que sendo a escola um local de produção e circulação do conhecimento, nós temos que tratar desse assunto, como diversos outros, e tirar as dúvidas dos alunos. Não é uma abordagem fácil, é preciso ensinar às crianças que certas condutas dos adultos não devem ser aceitas. Hoje, nossas crianças, em sala de aula, já têm consciência de que nosso corpo é muito valioso e somente nós podemos tocá-lo. Foi uma abordagem difícil, mas que rendeu muito sucesso, declara a coordenadora.

Durante a semana foram desenvolvidas diversas atividades sobre o tema e dia 18 de maio, o projeto foi encerrado com uma caminhada pelas ruas em volta da escola, para alertar a população sobre o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.

Data de publicação: 19/05/2022