- Pessoas que perderam seus dentes tiveram próteses moldadas e irão ter mais qualidade de vida e alegria de viver

A perda de dentes é um dos fatores que mais prejudica a qualidade de vida e a autoestima das pessoas. Dados do IBGE e Ibope indicam que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente.
Para mudar esse quadro e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito, em 2004 o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, lançou a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente, que constitui-se em uma série de medidas que visam a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida das pessoas.
A Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Saúde Bucal, numa adesão ao Programa Brasil Sorridente, beneficiou cerca de 20 pessoas que haviam perdido os dentes. Essas pessoas tiveram suas próteses moldadas na última quarta-feira (4/8), e dentro de 30 dias irão recebê-las, tendo assim, mais alegria com o sorriso de volta, a elevação da autoestima e mais qualidade de vida.
Todos os meses o Programa irá atender no PSF Central no mínimo 20 pessoas que perderam seus dentes e nunca tiveram condições financeiras de pagar um tratamento odontológico, e por isso vivem reprimidas, sem poder levar uma vida normal e nem expressar sua alegria com um simples sorriso.
COMO PARTICIPAR
Para se beneficiar do programa a pessoa apenas necessita do encaminhamento odontológico realizado pelo dentista do Posto de Saúde em que estiver cadastrada. Os protocolos de reabilitação são iniciados em todo início de mês e têm sua finalização, ou seja, a entrega das próteses já prontas, no final do mês.
O coordenador de Saúde Bucal do município, o cirurgião dentista Marco Antônio de Almeida Rosa, diz que sua maior recompensa como profissional da odontologia é ver o sorriso restaurado dessas pessoas.
Prefeitura de Manga. Cuidando bem da nossa gente.
.

Data de publicação: 04/08/2021