O objetivo do evento foi chamar a atenção da população para adotar bons hábitos de economia de água e cuidar do meio ambiente. Foram parceiros na ação a Polícia Militar, Copasa, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Polícia Ambiental.

A Escola Municipal Ricardo Tritschler (CAIC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Departamento Municipal de Agronegócio, realizou na manhã desta sexta-feira, 22, uma passeata com os alunos e professores da Escola Municipal Ricardo Tritschler (CAIC), em comemoração ao Dia Mundial da Água. A programação da ação, também contou com o plantio de novas mudas arbóreas e retirada de lixos na orla do Rio São Francisco, além da apresentação da fanfarra do CAIC e do cantor Silvano Moreira. A idealizadora do evento foi a diretora do CAIC, Jacilene Lopes, no intuito de chamar a atenção da população para adotar bons hábitos de economia de água e cuidar do meio ambiente. Foram parceiros na ação a Polícia Militar, Copasa, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Polícia Ambiental.

Segundo a diretora do CAIC, Jacia Lopes, o evento foi uma forma de relembrar aos alunos e a população sobre os cuidados que devem adotar para preservar a água. “São pequenas grandes ações, como, reduzir o tempo do banho, não lavar calçadas com mangueira, fechar a torneira corretamente e lavar menos roupas, que fazem a diferença para ajudarmos o planeta”, disse.

O prefeito, Joaquim Oliveira, ressaltou que são ações como essa, que mobiliza a população a enxergar a necessidade de preservar a água. “É um momento em que todos reafirmamos o compromisso de cada um em cuidar da água e do meio ambiente”, comentou.

A secretária municipal de Educação, Fabricia Mota, destacou que, a Prefeitura tem trabalhado frequentemente ações socioeducativas com os alunos, semelhante a essa, no intuito de estimulá-los a agirem como bons cidadãos. “A nossa ideia é que em cada ação realizada, os alunos se interajam e levem o conhecimento adquirido para a famílias e amigos”, disse.

O engenheiro agrônomo da Prefeitura, José Neto, falou sobre a escassez hídrica que o Norte de Minas está enfrentando, devido às fortes temperaturas da região e ao uso errôneo da água pelo ser humano.

“A nossa região sofre hoje a pior seca dos últimos tempos. O sistema de racionamento de água já está sendo utilizado em vários municípios como forma de tentar equilibrar o consumo de água. Apesar da falta de chuva ser o fator primordial que provocou esse cenário, o ser humano também tem culpa quando ele não preocupa em economizar água e nem cuidar do meio ambiente. Portanto, é muito importante as pessoas se conscientizarem ab cuidarem da água para não deixar acaba-la”, afirmou.

Para a aluna, Bianca Batista, a ação foi muito importante, para melhorar o comportamento da sociedade e não desperdiçar mais água. “Esperamos que as pessoas se sensibilizem e nos ajude a cuidar do planeta”, finalizou.

Data de publicação: 22/03/2019