SAÚDE

Pela eficiência e bons serviços ofertados à população manguense a Atenção Primária à Saúde – APS, do município foi reconhecida pelo Ministério da Saúde e recebeu do E-SUS o resultado do Previne Brasil referente ao primeiro quadrimestre de 2022.
Manga alcançou no Ranking Estadual o 25° lugar dos 853 municípios mineiros e no Ranking Nacional está 135° lugar dos 5.570 municípios brasileiros.
O Previne Brasil representa um conjunto de regras para analisar resultados, no intuito de gerar financiamento para Atenção Primária. Ele veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde, trabalhando com foco em gestantes, mulheres em idade fértil, crianças, hipertensos e diabéticos. Além disso, esse modelo de financiamento está focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Indicador Sintético Final – ISF, é resultado do cálculo do desempenho da consolidação dos sete indicadores previstos, sendo aferido a cada quatro meses com repercussão financeira para os quatro meses subsequentes. O ISF avalia o desempenho das equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária.
"Parabéns a todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde de Manga, sem vocês nada disso seria possível, nosso município hoje tem um dos melhores índices de Minas Gerais e do Brasil, graças ao empenho do servidor e do governo municipal." Finalizou o Prefeito Anastácio Guedes.
Prefeitura de Manga. Fazendo sempre o melhor pra você.

Data de publicação: 27/07/2022