A barreira tem intuito educativo e contará com servidores da Saúde, da Educação e da Assistência Social que irão orientar e monitorar as pessoas que chegarem de outras cidades. A ação também conta com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

A Prefeitura de Manga, através do Comitê de Crise de Enfrentamento ao Coronavírus, dará início na próxima segunda-feira (18), ao funcionamento das barreiras sanitárias nas principais vias de acesso ao município, sendo, duas na BR-135, no sentindo Montalvânia e no sentido São João das Missões, e outra no porto da balsa. Elas funcionarão diariamente, das 07 horas às 19 horas, depois desse horário será feito ronda na cidade com a guarda municipal até às 00 horas.

As barreiras têm intuito educativo e contarão com servidores da Saúde, da Educação e da Assistência Social que irão orientar e monitorar as pessoas que chegarem de outras cidades. A ação também conta com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Segundo o prefeito, Joaquim Oliveira, a iniciativa reforça as outras ações que já estão sendo realizadas pela administração municipal para conter a proliferação da Covid-19. “O município tem se empenhado cada dia mais para não aumentar a curva da Covid-19. Através de um trabalho em conjunto, estamos conseguindo resultados significativos e esperamos prosperar mais com as barreiras sanitárias”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Paula Beatriz de Almeida, explica que as barreiras têm caráter educativo e o objetivo é identificar e monitorar os visitantes. “As pessoas com possíveis sinais ou sintomas da Covid-19 serão encaminhadas para os pontos de atendimentos de saúde. Os demais, serão identificados para posterior monitoramento pelas equipes de saúde do município, durante o período recomendado de isolamento social”, afirmou.

A secretária também ressalta que, a situação da Covid-19 no município é monitorada diariamente pelo grupo de trabalho de combate ao coronavírus da Secretaria Municipal de Saúde.

“Também estamos atentos ao comportamento e evolução da doença na região e entendemos que este é o momento para o monitoramento através das barreiras sanitárias, inicialmente instituídas para funcionamento até final deste mês”, finalizou.

Data de publicação: 15/05/2020