A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 15, uma ação contra a hanseníase para atender pacientes com sintomas ou sinais da doença. O evento foi uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do projeto Roda-Hans, e ofertou atendimento para mais de 100 pacientes do município.

O hansenólogo, Mariano Fagundes, responsável pelo acompanhamento do Roda-Hans nos municípios da Gerência Regional de Saúde de Januária, destacou que o Brasil é o segundo país com maior número de casos de hanseníase no mundo, tornando-a um problema de saúde pública.

“De todas as doenças existentes, a hanseníase é a doença mais estigmatizante. Ela tem uma carga de discriminação muito grande e os pacientes ficam inibidos de falar sobre. É uma doença que se transmite no ar e por isso é importante que as pessoas que tiveram convivência com algum portador da hanseníase, sejam avaliadas uma vez ao ano durante cinco anos sequenciais”, afirmou.

Mariano também comentou que são frequentes os diagnósticos de hanseníase na região, e por isso, é primordial que o tratamento seja levado a sério. “É preocupante em um dia de ação diagnosticarmos sete casos no município. E se não for feito o tratamento da forma necessária, mais pessoas serão infectadas com a doença”, disse.

O morador, Claudio Nunes, ressalta que a ação chegou em uma boa hora.  “O município estava precisando de ação como essa para conscientizar as pessoas sobre a doença”, falou.

A moradora, Iva Nunes, ficou muito satisfeita com o atendimento. “Uma ação que a gente nunca viu na cidade. Muito organizada, estrutura muito boa. A Prefeitura está de parabéns”, comentou.

O ATENDIMENTO CONTINUA

A médica, Larissa Dourado, lembra que, o indivíduo que perceber sintomas ou sinais de hanseníase, como, áreas da pele esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas; diminuição da sensibilidade ao calor e frio; devem procurar imediatamente um médico.

O enfermeiro, Robson Guimarães, reforçou que, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município também são preparadas com equipamentos e profissionais necessários para atender a população e identificação de qualquer caso da doença.

Data de publicação: 16/07/2019