O prefeito, Joaquim de Oliveira, sancionou neste mês de junho, a Lei Municipal 1901/2019 que altera o nome da Praça, onde está localizada a Prefeitura, para Praça Coronel Bembém. A ação é um projeto de Lei, de autoria do vereador Evilásio Amaro, com a finalidade de homenagear à memória de Domiciano Pastor Filho, conhecido como Coronel Bembém, um dos grandes responsáveis pela emancipação política de Manga e pelo desenvolvimento econômico e social do município.

Domiciano Pastor Filho é natural de Boa Vista –
Pernambuco, mas foi em Manga que fez história. Pode-se dizer, até mesmo, que sua história pessoal se entrelaça com a história de Manga, como município propriamente dito.

Manga era apenas uma vila quando através de muito trabalho e muita articulação política, o Coronel Bembém, junt
o ao seu irmão Anfrísio Lima e o Coronel João Pereira, conseguiram a sua emancipação política.

Entre os anos de 1927 a 1942, Bembém foi prefeito por diversas vezes e, nessa época, Manga destacou-se como um dos centros urbanos mais importantes do Vale do Rio São Francisco, com destaque tanto para os aspectos econômicos, quanto políticos.

No aspecto econômico, o Coronel conseguiu gerar desenvolvimento e crescimento em Manga, através da criação da
Companhia Manga Industrial e Exportadora S/A (CMIE), empresa que beneficiava, comercializa e exportava algodão. Nesse período, a empresa era vista como um exemplo a ser seguido por outras regiões do país, dado os resultados positivos que alcançava.

No âmbito político, Bembém possuía relações amistosas com importantíssimas forças políticas do Brasil como
, por exemplo, Benedito Valadares, Washington Luís e Juscelino Kubitschek, além de ser amigo de Assis Chateaubriand, uma das figuras públicas mais importantes do Brasil, naquele tempo.

Nos primórdios da criação do município, o Coronel foi peça central na implantação de instituições como a Câmara de Vereadores, delegacia de polícia, grupo escolar e energia elétrica (produzida por meio do gerador da Companhia Manga). Fez diversas obras públicas e trouxe muitas melhorias para nosso município.

Bembém foi um pai de família exemplar, homem de extrema fé em Deus, empresário engajado e pioneiro em seu tempo, além de político comprometido com o seu povo, incansável na busca do progresso de Manga.

Dessa forma, é justa e merecida a homenagem dada ao Coronel Bembém, reconhecendo o seu valor na história e eternizando o seu nome no coração de Manga.

Data de publicação: 24/06/2019

Créditos: Márcia Pastor