Atendendo a demanda reprimida da microrregião de Manga e dos municípios vizinhos, a Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com a Fundação Hospitalar de Manga, irá realizar um mutirão de catarata, entre os dias 16 de fevereiro a 1º março. A expectativa é que 1000 pacientes façam o procedimento.

A secretária municipal de Saúde, Paula Beatriz Almeida, destacou que a ação faz parte do Projeto de Cirurgias Eletivas, do Ministério de Saúde, e atenderá mais de 30 municípios.

“A catarata é a principal causa de cegueiras no Brasil, atingindo quase 30% dos idosos, acima de 60 anos. Daí a importância de promovermos esse mutirão no intuito de evitar a progressão da doença e restabelecer a visão dos pacientes”, disse.

O prefeito, Joaquim Oliveira, ressaltou que o mutirão é uma grande conquista para o município, uma vez que, beneficiará pacientes que estão há anos na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e movimentará a economia do município, já que virá muitas pessoas de fora.

“Essa ação é um esforço conjunto para promover qualidade visual da população que carece do procedimento e atender uma demanda antiga da região. A nossa equipe técnica está pronta para receber os pacientes”, comentou.

De acordo com a SMS, todas as vagas foram preenchidas e é necessário que os pacientes tragam o encaminhamento médico do procedimento. Mais informações no telefone (38) 3615-1765.

Data de publicação: 16/02/2019