A Prefeitura de Manga e Emater-MG realizou nesta quarta-feira, 13, uma reunião com os feirantes para discutirem o novo plano de ação, que está sendo elaborado, para o Mercado Municipal. Também estiveram presentes a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar. O objetivo foi debater os problemas do local e apresentar soluções imediatas que devem ser feitas para regularizar o sistema de comercialização de produtos agroecológicos, conforme exige a legislação.

As principais reivindicações expostas pelos feirantes e demais participantes são a limpeza e sanidade do espaço, má conservação dos utensílios e equipamentos, exposição incorreta dos produtos ofertados, segurança, comercialização de bebidas alcoólicas, ausência de um regime interno e a falta de compromissos dos feirantes.

Segundo o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Dario Maia, é importante que todos os agentes envolvidos na organização do mercado, saiba a obrigação de cada um para manter a ordenação do local. “O público procura qualidade, e para atender esta demanda, é necessário mais comprometimento de todos os agentes envolvidos, principalmente dos feirantes, que são os responsáveis pela comercialização dos produtos no local”, disse.

O prefeito Joaquim Oliveira, ressaltou que a administração irá tomar uma série de medidas para garantir a segurança e estabilidade do mercado. “Todo esse contexto de revitalização do mercado é uma ação conjunta. Não adianta só a Prefeitura agir, se não houver engajamento de todos os feirantes para tornamos o mercado referência e ponto turístico do nosso município”, comentou.

De acordo com coordenadora técnica regional, Esmeralda Marques, até o final do ano será executado um cronograma de capacitações com os feirantes, no intuito de promover a segurança alimentar dos produtos comercializados e garantir um espaço agradável para o público visitante.

PRÓXIMA CAPACITAÇÃO

Será realizado no dia 1º de março uma nova capacitação com os feirantes com o tema, Planejamento do Preço de Venda, ministrada pelo Sebrae. Para o mês de abril, está sendo programada outra capacitação sobre rotulagem dos produtos.

Data de publicação: 14/02/2019