A Prefeitura de Manga efetuou no último sábado, 09 de fevereiro, a quitação do salário dos servidores da Educação, referente a dezembro. Também foi pago 50% do adicional de férias e 50% referente ao salário de janeiro. Apesar da não regularização dos repasses do Estado, relativo ao Fundeb, recurso destinado à folha salarial dos servidores da Educação, a administração municipal decidiu parcelar o 13º em cinco vezes, utilizando recurso próprio. Dessa forma, ficará em aberto, apenas o restante do salário de janeiro, sendo possível ser pago ainda neste mês, caso o Governo de Minas regularize os repasses.

Segundo o prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, o parcelamento do abono natalino em atraso, iniciará a partir do mês de março. “Todos os esforços estão sendo feitos para que os servidores da educação não saiam prejudicados com o colapso financeiro enfrentado pelo município, instaurado pelo ex governador de Minas. Recentemente fizemos novos cortes de gastos e reduzimos mais uma secretaria no intuito de gerar mais economia ao cofre público e colocar as contas em dia ”, ressaltou.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, a dívida atual do Governo de Minas com a Prefeitura de Manga, soma mais de R$ 11 milhões, e somente o recurso do Fundeb, o valor devedor é mais de R$ 3 milhões. Ele também ressaltou que o município já utilizou quase R$ 1,5 milhão do recurso próprio, para completar a folha de pagamento dos servidores da Educação, evitando maiores transtornos com a falta de pagamento dos salários.

Data de publicação: 11/02/2019