A Secretaria Municipal de Promoção Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou nesta quinta-feira, 31 de janeiro, uma palestra sobre a gravidez na adolescência, ministrada pela Drª. Maria Valéria Coutinho. Participaram do evento, os adolescentes assistidos pelo CRAS, acompanhados dos seus pais. O objetivo foi contribuir para a diminuição do índice de gravidez não planejada entre os adolescentes do município.

Segundo a secretária municipal de Promoção Social, Cleide Mota, a palestra foi organizada no intuito de orientar os adolescentes sobre a gravidez precoce e a sexualidade. “O município tem intensificado esse tipo de trabalho, para que desde cedo as crianças e os adolescentes entendam a importância do planejamento familiar”, disse

A palestrante, Drª. Maria Valéria Coutinho, destacou que os pais têm papel fundamental para evitar a gravidez precoce dos filhos e garantir que eles escolham o parceiro certo. “Os pais precisam conversar mais com os filhos, principalmente, quando estão entrando no período de transição entre a infância e adolescência. Surgem muitas dúvida nesta fase e por isso, a importância de orientá-los sobre os cuidados para evitarem uma gravidez indesejada e não serem contagiados por doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou.

Ela também ressalta que a gravidez na adolescência é um problema social e afeta diretamente na vida escolar, pois muitas meninas desistem de estudar para cuidarem dos filhos. “É muito importante que os pais incentivem os filhos a terem um planejamento familiar e viverem cada fase da vida com responsabilidade.  As orientações devem ser dadas rigorosamente aos meninos também. É válido destacar que, muitos métodos contraceptivos são disponibilizados gratuitamente nos postos de saúde”, alertou.

A dona, Jucilene Pinto de Almeida, que estava acompanhando suas quatro filhas na palestra, elogiou a iniciativa do município em trabalhar com o tema. “Eu converso muito com minhas filhas sobre sexualidade, mas saber que ainda tenho o apoio do município com profissionais preparados para tratar o assunto, é uma prevenção a mais. Parabéns aos organizadores”, comentou.

Data de publicação: 01/02/2019