De acordo com levantamento, feito pelo secretário executivo do Cismma, Yure Sherman Farias, foram realizados pelo consórcio, quase 16 mil consultas especializadas e exames, no biênio 2017/2018.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Manga (Cismma) realizou nesta segunda-feira, 14, a eleição e posse do conselho diretor para o exercício biênio de 2019/2020. A chapa vencedora é a mesma que assumiu a gestão no exercício de 2017/2018, formada pelo presidente, Joaquim Oliveira (prefeito de Manga); vice-presidente, Edmarcio Moura (prefeito de Matias Cardoso); e o secretário, José Nunes (prefeito de São João das Missões).

A eleição aconteceu na sede administrativa do Cismma, onde também foi apresentada a prestação de contas do último biênio. De acordo com levantamento feito pelo secretário executivo do Cismma, Yure Sherman Farias, quase 16 mil pacientes foram atendidos com consultas e exames oferecidos pelo consórcio. Ele aponta que, o atendimento dobrou nos últimos dois anos e a expectativa é aumentar nesse próximo biênio.

“O consórcio é de grande importância para a microrregião, tendo em vista, a localidade estratégica da sua sede administrativa, em Manga, para facilitar o encaminhamento dos pacientes as consultas médicas. Também é uma alternativa eficaz para o desenvolvimento de ações em conjunto, que permite aos municípios consorciados alcançarem objetivos comuns e acompanhar sistematicamente a regência do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

Atualmente o consórcio é credenciado para oferecer gratuitamente consultas médicas especializadas em cardiologia, ginecologia, oftalmologia, neurologia, ortopedia e fonoaudiologia. Além disso, também é ofertado alguns exames, como, audiometria, mamografia, eletrocardiograma, ultrassom, endoscopia, e entre outros. Os pacientes atendidos são dos municípios de Manga, Itacarambi, Matias Cardoso, Juvenilia, São João das Missões e Montalvânia.

Segundo presidente do Cismma e prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, a principal proposta do conselho diretor para os próximos dois anos é unir forças com os municípios para levar mais saúde e qualidade de vida para a população. “Apesar do colapso financeiro que as prefeituras consorciadas estão enfrentando, vamos continuar lutando e buscando parcerias para agregar forças ao nosso trabalho. Na oportunidade, gostaria de agradecer a toda nossa equipe técnica que vem se empenhando para atender a demanda da população”, afirmou.

O vice-presidente do Cismma e prefeito de Matias Cardoso, Edmarcio Moura, comemorou a nova eleição da chapa e afirmou que o consórcio será conduzido com muito zelo e presteza nesses dois anos.

O secretário do Cismma e prefeito de São João das Missões, José Nunes, ressaltou que a expectativa é trazer mais melhorias para o consórcio, beneficiando a população que é o principal agente desse processo.

Ainda de acordo com Yure Sherman, o consórcio voltará a funcionar normalmente a partir do dia 04 de fevereiro.

Data de publicação: 14/01/2019