A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, está disponibilizando serviços de assistência médica ao presídio de Manga. A cada semana, profissionais da saúde, de diversas especialidades, prestam atendimento no local, conforme prevê a lei de execução penal.

A enfermeira, Tatiana Santos Martins, que coordena a equipe prestadora do serviço, explica que a ação faz parte do programa Atenção Básica de Saúde nos Presídios e é constituído por profissionais da saúde municipal. Ela explica, que a equipe é composta por médico, enfermeiro, dentista, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal.

“Essa parceria com o Estado é muito importante para a promoção da saúde dos presidiários e prevenção de doenças. Sempre que possível, também realizamos palestras educativas, no intuito de levar conhecimento e orientações médicas sobre a saúde do homem.

Segundo o diretor geral do presídio em Manga, Antonio José Costa Neto, o serviço iniciou em outubro e mensalmente mais de 40 detentos são atendidos pela equipe. Ele ressalta, que o presídio de Manga é a única unidade prisional do Norte de Minas, cadastrado na Política Nacional de Segurança Pública (PNASP), o que dá direito a assistência da saúde municipal.

“São inúmeras vantagens para a segurança do presídio e da população essa prestação de serviço, pois os atendimentos são realizados nas dependências do presídio e não há necessidade do deslocar os detentos por meio de escolta. É importante ressaltar que, nos casos de urgências levamos ao pronto atendimento do hospital local, e quando necessário, o município também disponibiliza um médico psiquiátrico”, afirmou.

De acordo com a SMS, já está sendo estudado, para o decorrer deste ano, a possibilidade de levar mais profissionais de especialidades diferentes para prestar outros atendimentos aos detentos.

Data de publicação: 14/01/2019

Créditos das Fotos: Arquivo