O PAA é uma ação do governo federal voltado para a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A Prefeitura de Manga, valorizando o trabalho do homem do campo, está intensificando a comercialização de produtos dos agricultores familiares do município, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Atualmente o PAA gera uma renda de quase R$ 150 mil, dividido por cota, para os 23 agricultores beneficiados pelo programa.

O PAA é uma ação do governo federal voltado para a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial. Em Manga, 34 instituições recebem as doações, sendo, as escolas da rede municipal e estadual, Casa do Idoso, Casa Lar, Centro de Convivência, APAE e a Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo (hospital de Manga).

Segundo o coordenador da Secretaria Municipal de Agronegócio, José Francisco Mendonça Neto, responsável por gerenciar o PAA no município, todos os alimentos comprados são inspecionados pela prefeitura e o pagamento é depositado em um cartão bancário do programa que cada beneficiário possui. Ele destaca que, somente no período de março a outubro foram adquiridos mais de 40 mil quilos de produtos dos agricultores familiares.

“O maior legado desse programa é que além de valorizar a agricultura familiar, ele contribui para a fixação dos agricultores no campo e geração de emprego e renda. A nossa expectativa é aumentar o número de cotas no próximo ano e dar oportunidade para mais pessoas participarem”, disse.

O técnico extensionista da Emater, Elder Firmino, explica que, para participar do PAA, é necessário ser portador da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento emitido pelo órgão. Quem pode acessar o programa são: agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais.

DINHEIRO CERTO

O agricultor, José Nunes, da comunidade de Mucugê, ressalta que, o PAA veio para engrandecer o seu trabalho, pois agora ele sabe que o que produzir já tem certo o comprador. “Só temos a agradecer pelo incentivo do programa em valorizar os nossos produtos. É um dinheiro certo que temos todo mês”, comentou.

Data de publicação: 15/10/2018

Créditos: Andreza Lima