As obras contemplaram o reforço estrutural do prédio, cujo terreno havia cedido e ocasionado várias trincas nas paredes e no piso; reparo nas instalações hidráulicas e sanitárias nos banheiros; e outros serviços.

A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, entregou na última segunda-feira, 1º de outubro, a Casa do Idoso para a população com novas instalações. Após quase quatro meses de reforma, a entidade conta agora com um espaço mais confortável, garantindo mais qualidade de vida para os idosos e melhores condições de trabalho para os colaboradores. O valor do investimento foi R$ 52 mil. A solenidade de entrega contou com a presença de autoridades civis, servidores municipais e da população.

Segundo a arquiteta e urbanista, Gecely França, as obras contemplaram o reforço estrutural do prédio, cujo terreno havia cedido e ocasionado várias trincas nas paredes e no piso; reparo nas instalações hidráulicas e sanitárias nos banheiros; isolamento das fossas e interligação nas redes elétricas e da rede de esgoto; reforma da cozinha e despensa com a troca de piso e construção de armários para armazenamento dos mantimentos e utensílios; construção de armários fixos na rouparia, troca de caixas d’água de amianto por PVC; construção do depósito de gás; instalação do sistema de proteção contra incêndio e pânico (extintores, luzes de emergência e placas indicativas de rota de fuga); e a pintura de todo o imóvel.

O prefeito, Joaquim Oliveira, ressaltou que é uma grande honra para a gestão entregar novamente ao município, uma entidade mais acolhedora, organizada e adequada para uma estadia confortável aos idosos. “Encontramos a casa em uma situação lastimável, apresentando riscos de moradia aos idosos e más condições de trabalho para os servidores. Apesar das dificuldades financeiras que a gestão enfrenta, conseguimos reformar o local e entregar uma estrutura de qualidade a população”, disse.

O vice-prefeito, Luiz Foguete, salientou que a obra era um compromisso de campanha e a gestão conseguiu tornar realidade. “Essas pessoas aqui merecem, elas lutaram muito e hoje necessitam da ajuda do município e do nosso povo”, comentou.

A secretária municipal de Promoção Social, Cleide Mota, destacou que a reinauguração foi uma comemoração ao Dia Mundial do Idoso e aos 15 anos de existência da casa.

UMA NOVA REALIDADE

A nova coordenadora da Casa do Idoso, Magda Bispo Moreira, contou que a reforma foi muito importante para a entidade, principalmente para os colaboradores do asilo, pois eles conhecem as necessidades dos idosos e sabem das dificuldades que estavam passando. “Aqui é a nossa segunda família”, comentou.

A moradora, Maria Helena Gonçalves, que esteve presente na reinauguração, elogiou a nova estrutura do local e destacou que nunca viu algo tão bonito na região. “É o nosso segundo lar aqui! Está tudo muito bonito, eu adorei o espaço”, disse.

Para Berlamino Rodrigues, que visita sua mãe todos os dias no asilo, a reforma atendeu suas expectativas. “Gostei muito do novo espaço, ficou bom para todo mundo. Os idosos mereciam um lugar assim”, contou.

Para Bernadete Mendes, que também conta com o auxílio do asilo para cuidar da sua mãe, a entidade precisava muito da reforma. “Tenho certeza que os idosos agora terão mais conforto na casa”, finalizou.

Data de publicação: 03/10/2018

Créditos: Andreza Lima